Embaixador quer o Brasil parceiro estratégico da “Nova Índia”

O Embaixador Suresh Reddy, afirmou nesta quarta-feira, 7, em reunião com o presidente da CREDN, Aécio Neves (PSDB-MG), que “o Brasil deve ser parceiro da Nova Índia que estamos construindo”. Eles conversaram sobre o potencial extraordinário que se apresentam para os dois países, especialmente em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia.

“As relações do Brasil com a Índia devem ser colocadas no mais alto nível de prioridade. Chama-nos a atenção não apenas o crescimento econômico indiano, mas o seu desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, temos muitos interesses comuns e os partilhamos no nível bilateral em foros como o G20, G4 e BRICS”, destacou o deputado.

Suresh Reddy chamou a atenção para o crescimento da classe média indiana, hoje estimada em 350 milhões de pessoas. “No entanto, não encontramos nos supermercados indianos, produtos brasileiros. Setores como os de sucos naturais e proteína animal, por exemplo, têm enorme potencial para atender a essa camada da sociedade indiana”, explicou.

Ele enfatizou, ainda, o interesse da Índia em ter uma cooperação com o Brasil em biocombustíveis – a Índia pretende atingir um mercado de US$ 10 bilhões em até cinco anos, com o seu etanol – e aviões comerciais. Neste sentido, o país já abriu conversas com a EMBRAER para jatos regionais. Os dois países também pretendem aprofundar as parcerias em segurança e defesa.

Segundo Aécio Neves, “a Índia é uma inspiração e eu espero que, neste processo de redirecionamento da nossa política externa, nós possamos explorar com uma melhor coordenação, as oportunidades que se apresentam tanto em termos de comércio como mudanças climáticas, saúde, reforma da ONU, defesa cibernética, entre outros”, concluiu. Os deputados Marcel Van Hattem (NOVO-RS) e Rubens Bueno (CIDADANIA-PR), também participaram do encontro.

IMG_9539b

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+