Aécio diz que metas ambientais do Brasil precisam ser ambiciosas

O deputado Aécio Neves, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, enviou nesta quarta-feira (21/04) ofícios aos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e das Relações Exteriores, Carlos França, manifestando apreensão dos membros da CREDN em relação às metas ambientais definidas pelo governo federal em carta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O documento foi preparatório à reunião da Cúpula do Clima iniciada hoje.

Aécio considerou que as metas ambientais estão aquém da posição histórica do Brasil na área da sustentabilidade e abaixo da expectativa do mundo em relação ao país, e, portanto, insuficientes para garantir o relacionamento comercial e diplomático do Brasil com os países desenvolvidos, em especial a União Europeia e os Estados Unidos.

Na carta aos ministros, Aécio destacou a meta para redução de emissões e a ausência de medidas concretas para controle do desmatamento ilegal.

“Manifesto a preocupação de membros da CREDN com a diminuição da ambição da meta do Brasil de redução de emissões, apresentada na versão revisada da NDC brasileira e reiterada na carta do Presidente Bolsonaro enviada ao Presidente Joe Biden na semana passada. A falta de atualização dos compromissos de redução em números absolutos, além de prejudicial para a preservação do meio ambiente e das condições de cultivo no Brasil, não encontra eco na tradição da diplomacia ambiental brasileira”, afirma o ex-governador citando o principal compromisso internacional do Brasil na área ambiental.

Sobre o desmatamento, Aécio alertou que:

“A ausência de medidas concretas para a contenção do desmatamento ilegal tampouco contribui para reverter a imagem de falta de engajamento do Brasil nas negociações do clima. Para nós, que já temos uma matriz energética limpa, o desmatamento é o nosso principal vetor de emissão de CO-2. Infelizmente, as taxas de desmatamento voltaram a crescer”.

Leia na íntegra ofícios enviados aos ministros.

Ofício ao ministro do Meio Ambiente

Ofício ao ministro das Relações Exteriores

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+