Declaração de Aécio sobre mudança no Ministério das Relações Exteriores

“A saída do Chanceler Ernesto Araújo é uma oportunidade de mudança na condução de nossa política externa, buscando maior integração com o mundo.

A diplomacia brasileira tem longa tradição de respeito, tolerância e equilíbrio e esses  preceitos e valores precisam ser reafirmados. Devemos levar em conta análises rigorosas das oportunidades que se apresentam na conjuntura internacional para a promoção dos interesses nacionais, isentas de quaisquer preconceitos ideológicos ou partidários.

Nossa política externa deve ter como foco o multilateralismo. Nosso relacionamento internacional deve ser amplo, universal, sem exclusões ou alinhamentos automáticos. E isso passa, obrigatoriamente, por uma relação mais ampla com os diversos países e regiões do mundo em busca, nesse momento, daquilo que é a grande urgência mundial e, em especial, brasileira: a vacinação de toda a nossa gente.

Portanto, é importante que a mudança seja de política e não apenas de nomes. E que, com serenidade e responsabilidade, o Congresso Nacional possa dar a sua contribuição para a superação do grave momento que vivemos.”