Brasil tem nova chance, diz Aécio após perda de mandato de Dilma

“É hora de respirarmos um novo país. Um país que vai tirar os olhos do retrovisor da história para poder olhar para o seu próprio futuro”, afirmou senador.

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta quarta-feira (31/08), que a cassação do mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff, em razão de crime fiscal, dá ao Brasil uma nova chance para superar a gravíssima crise econômica e social que atravessa e dar início a uma agenda de reformas.

“O Brasil se dá uma nova chance. De olhar para o futuro e construir uma agenda de reformas urgentes. A magnitude, a dimensão do descontrole da economia brasileira, com enorme repercussão na vida cotidiana das pessoas, com a perda de direitos, com a perda de renda, com o desemprego avassalador, precisa ser enfrentado com coragem e sem ambiguidades”, afirmou o senador Aécio Neves, em entrevista, após a proclamação do resultado do julgamento do processo de impeachment.

Após seis dias de debates em plenário e de um processo que durou mais de nove meses no Congresso, o Senado Federal cassou nesta tarde o mandato de Dilma Rousseff por 61 votos a 20, sob a acusação de ela ter autorizado o uso de dinheiro público em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e de ter infringido a Constituição brasileira.

Ao avaliar o resultado da votação, Aécio Neves ressaltou que a cassação do mandato de Dilma Rousseff serve de exemplo para autoridades públicas que não cumprem as leis do país.

“Hoje foi virada uma página importante na história do Brasil. O que fica de tudo isso, o essencial, é que qualquer administrador público, em qualquer nível, seja ele prefeito, seja ele governador, seja ele autoridade ministerial, não importa. A partir de hoje, todos sabem que a lei é para ser cumprida por todos, e quem a descumpre, como fez a presidente da República, sofre as sanções determinadas na própria legislação”, destacou.

Agenda de reformas

O presidente do PSDB disse que, legitimado pela decisão do Parlamento, o novo presidente Michel Temer deverá dar início imediato às reformas necessárias para o país voltar a crescer e gerar empregos, medidas que terão o apoio das bancadas tucanas.

Aécio disse que cabe agora ao PMDB, partido do novo presidente, garantir a unidade da sua bancada em torno da agenda de reformas.

“O Brasil passa a respirar amanhã um clima novo, de estabilidade, e isso possibilitará a construção de uma agenda ousada de reformas. Mas é preciso que setores do PMDB digam até que ponto estão comprometidos com esse projeto. É preciso que o partido do hoje presidente Michel Temer diga com clareza até onde vai o seu compromisso com o seu próprio governo e com essa nova agenda de reformas que imediatamente deve ser colocada à apreciação do Congresso Nacional”, afirmou.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+