Aloysio Nunes na liderança do governo no Senado reforça compromisso do PSDB com o país, ressalta Aécio Neves

O senador ressaltou que o partido sabe das dificuldades que terá pela frente, mas, entre ser omisso e ajudar o Brasil, o partido ficou com a segunda opção

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, destacou, nesta terça-feira (31/05), que a definição pelo nome do senador Aloysio Nunes Ferreira para liderança do governo Temer no Senado reafirma o compromisso do partido com uma pauta de projetos que permita ao país reencontrar o caminho do desenvolvimento econômico e social. Em entrevista à imprensa no Senado, Aécio afirmou que a função aumenta a responsabilidade do partido em um momento de grave crise.

“O PSDB sabe da dimensão desse desafio. Não será um desafio simples, mas com a mesma responsabilidade com que conduzimos até aqui, com que votamos pelo impeachment da presidente da República a partir dos crimes por ela cometidos, o PSDB dará a sua contribuição efetiva agora, no Senado Federal, a partir da liderança do governo, exercida, sem dúvida alguma, por um dos mais respeitados e talentosos homens públicos brasileiros, o senador Aloysio Nunes, para que o Brasil encontre um novo caminho de crescimento e de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou o senador Aécio Neves.

A indicação de Aloysio Nunes para assumir a liderança do governo no Senado foi feita pelo presidente em exercício Michel Temer ao presidente do PSDB no Palácio do Jaburu, na segunda-feira (30/05). Aécio Neves ressaltou que o partido sabe das dificuldades que terá pela frente, mas, entre ser omisso e ajudar o Brasil, o partido ficou com a segunda opção.

“Não estamos aqui recebendo uma homenagem, mas o presidente Michel fez ao Senador Aloysio e fez ao PSDB, através do seu presidente, uma convocação para que nos unamos a ele para tirarmos o Brasil das gravíssimas dificuldades que o governo do PT nos mergulhou. Entre o caminho – talvez mais cômodo – da omissão, do lavar as mãos e o caminho da responsabilidade, que sempre foi uma marca do PSDB, tenho absoluta certeza que a sociedade compreenderá que o papel mais adequado ao PSDB é esse, de assumir responsabilidades”, afirmou.

Pautas prioritárias

Aécio Neves afirmou também que a presença do PSDB na liderança do governo no Senado abre oportunidade para a discussão, no Congresso, das propostas contidas no documento “Princípios e valores para um novo Brasil”, entregue a Michel Temer no início de maio.

O conjunto de propostas, aprovado pela Executiva Nacional do PSDB e por todos os governadores tucanos, contém 15 pontos que o partido considera fundamentais para ajudar o Brasil a superar a grave crise econômica, social e ética. O documento elege como prioridades o combate irrestrito à corrupção e a reforma política com redução do número de partidos; o controle da inflação e a geração de empregos; reformas na educação e saúde; e a profissionalização da administração pública, entre outros pontos.

O presidente do PSDB defendeu como prioridade a votação de dois projetos, o que cria um novo marco para gestão de empresas estatais e o que profissionaliza os fundos de pensão. “São propostas prontas para serem discutidas e votadas na Câmara dos Deputados e tenho certeza que o líder Aloysio, participando agora do núcleo decisório do governo, e isso é essencial para a participação do PSDB aqui no Senado Federal, o governo do Michel Temer ganha, a meu ver, um novo estímulo para cumprir com as expectativas que sobre ele recaem hoje”, disse o senador Aécio Neves.