Aécio: Seminário do ITV reforça papel do PSDB como oposição responsável

“O preço dessa crise vem sendo pago principalmente pelos que menos têm", diz o senador, em seminário que reuniu hoje importantes economistas para debater crise nacional

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, comandou hoje, ao lado do presidente do ITV, deputado federal José Aníbal, o Seminário Caminhos para o Brasil, que reuniu lideranças dos partidos de oposição e economistas brasileiros para debater a crise econômica e a ausência de um plano de recuperação do país por parte do governo federal.

No seminário – realizado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), no Senado Federal, com alguns dos principais economistas do país – Aécio afirmou que o PSDB cumpre seu papel como partido de oposição ao cobrar do governo saídas para a grave recessão econômica que atinge os brasileiros, e cujas causas são justamente o fracasso nos últimos anos do modelo petista de governo.

“Hoje o PSDB, através do Instituto Teotônio Vilela (ITV), presidido pelo ex-deputado José Aníbal, busca com a presença de alguns dos mais renomados e respeitados economistas brasileiros colocar um pouco de luz sobre esse cenário tenebroso da economia brasileira, no qual o PT e seus governos mergulharam o Brasil. É preciso ressaltar que numa democracia cabe sempre aos que foram eleitos apontar caminhos e construir saídas em momentos de crise como esse. Nós, da oposição, estamos cumprindo nosso papel de apontar os equívocos do governo, cobrar coerência entre o discurso da campanha e a ação prática do partido no governo, o que não vem acontecendo”, afirmou.

O debate reuniu o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga; o ex-secretário-adjunto de política econômica do Ministério da Fazenda; o economista Gustavo Franco; o doutor em economia e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Samuel Pessôa; e o economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Mansueto Almeida.

O presidente do PSDB destacou que o atual momento da vida nacional exige dos ocupantes de cargos públicos a apresentação de propostas que possam amenizar os efeitos da crise sobre a população, sobretudo os mais pobres.

“O preço dessa crise vem sendo pago principalmente pelos que menos têm. O PSDB vai continuar fazendo encontros como esse. Esse ano faremos um focado em políticas sociais. É importante que a partir desses debates nós possamos dar a nossa contribuição para que o país possa superar essa gravíssima crise na qual estamos mergulhados”, afirmou Aécio.

Além dos economistas, o debate contou com as presenças do governador de Goiás, Marconi Perillo, e das principais lideranças da oposição no Congresso, como o presidente do DEM, senador José Agripino; o líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho; o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força; o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima; os senadores tucanos Tasso Jereissati, José Serra, Antonio Anastasia, Flexa Ribeiro, Ataídes de Oliveira e Dalírio Beber; o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio, e de dezenas de deputados federais.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+