Aécio se manifesta contrário a pouso de aeronaves de grande porte na Pampulha

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves protestou, em pronunciamento no Senado, nesta quarta-feira (25/10), contra a revogação pelo governo federal da portaria que limitava o uso do Aeroporto da Pampulha para operação de voos de longa distância. A nova resolução (Portaria 911) do Ministério dos Transportes autoriza a utilização da pista da Pampulha para voos nacionais, contrariando inclusive posicionamento feito pela própria Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Essa decisão apressada, sem lastro técnico, trará prejuízos de uma dimensão imensurável ao desenvolvimento do Estado, em especial do Vetor Norte da capital. Nos próximos dias vamos ao presidente da República para ponderar, a partir de dados técnicos do próprio governo, a impropriedade desta portaria que passa a ser um enorme retrocesso”, afirmou Aécio Neves.

Construído na década de 1930, o terminal da Pampulha tem diversas limitações de uso. A autorização para uso do terminal por aeronaves de grande porte foi debatida no início do ano em audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e trouxe à tona diversos problemas, como riscos à segurança na operação de voos, prejuízos aos moradores da região Norte de Belo Horizonte e perda dos investimentos realizados na ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Confins.

Entre os fatores apontados por técnicos destacaram-se também impacto no preço das passagens com a redução de movimento no Aeroporto Internacional de Confins e dificuldades para conexões.

Confins recebeu investimentos que o tornaram âncora para o desenvolvimento do chamado Vetor Norte da Região Metropolitana. Cerca de R$ 900 milhões foram investidos na ampliação e modernização de infraestrutura do terminal, o único internacional de Minas Gerais, que atende em média 22 milhões de passageiros por ano e possui capacidade para aeronaves de grande porte, voos internacionais e de longa distância.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+