Aécio protesta contra decisão de Renan de impedir partidos de oposição na Mesa do Senado

field_5530c8dfa76ff

Foto : field_5530c887a76fd

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), protestou na noite desta quarta-feira (04/02) contra a decisão da base da presidente Dilma Rousseff, liderada pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros, de não respeitar a proporcionalidade dos partidos na composição da Mesa diretora do Senado.

Em protesto contra a decisão, a bancada do partido desistiu de participar da eleição e abandonou a sessão.

“O senador Renan fez a opção por ser presidente de uma parte do parlamento.  Na verdade a degradação que tomou conta do governo federal infelizmente chega a essa Casa. Isso é absolutamente inaceitável.  Agora, nós do PSDB não precisamos de lugar na mesa, não precisamos de cargos nessa Casa para exercermos a oposição que temos que exercer a tudo isso que está aí. A nossa responsabilidade é sermos intérpretes, sermos porta-vozes do sentimento de indignação da população brasileira com o descumprimento dos compromissos pela presidente da República”, afirmou Aécio Neves.

Por tradição, o partido com a 3ª maior bancada no Senado ocupa a 1ª secretaria na Mesa. Nesta Legislatura, o cargo seria ocupado pelo PSDB, mas os partidos aliados da presidente Dilma Rousseff patrocinaram a indicação de um nome alinhado ao governo federal.

Para Aécio, a manobra liderada por Renan é uma afronta à democracia do Parlamento.  O presidente do PSDB também disse que a manobra da base governista fortalece a oposição e que o partido não dará trégua ao governo Dilma Rousseff.

“Vamos exercer, no limite das nossas forças, oposição àqueles que não respeitam a democracia. Este rolo compressor será rejeitado não apenas por nós da oposição, mas pela opinião pública brasileira. Eles esquecem que estamos sintonizados com o sentimento dos brasileiros que não aceitam mais esta velha e carcomida prática política da imposição, da violência, do conchavo, da falta da verdade, da ausência de transparência que conduziu todo este processo. O PSDB sai mais fortalecido e mais unido do que nunca deste episódio”, ressaltou o presidente do PSDB.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+