O senador Aécio Neves (PSDB/MG) participou, na noite dessa quarta-feira (16/05), do lançamento do livro “A Mesa de Carlos Drummond de Andrade”, de autoria da artista plástica Yara Tupynambá e do poeta Ozório Couto, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Antes do evento, o senador fez questão de receber Yara e Couto em seu gabinete no Senado.
O livro reproduz, em fotos, o painel “A Mesa”, obra-prima de Yara composta por 19 módulos pintados em 1980, no qual ela retrata os 340 versos compostos por Drummond em 1951. No poema, Drummond aborda seu universo familiar, uma homenagem aos 90 anos de seu avô que falecera 20 anos antes.
No livro, em edição bilíngüe, cada módulo pintado por Yara vem acompanhado por um poema de Ozório Couto. Neles, o poeta fala da obra de Yara e de Drummond e da relação entre elas. A troca de cartas entre os dois também está no livro.
“Yara é uma artista que, como poucos, sabe traduzir a alma de Minas Gerais. E faz isso de forma tão sincera e poética que sua obra é compreendida, respeitada e admirada em todo o mundo. Ter agora sua homenagem a Drummond, nosso poeta maior, perpetuada em livro é um privilégio. É mais uma forma de se levar o que de melhor se produziu e se produz em arte em Minas para além de nossas fronteiras”, afirmou o senador.