Aécio Neves participa do evento Federação Já, Poços de Caldas + 30

Nova declaração defende a solidariedade política, econômica e social, em torno de um novo pacto federativo

Foto : Orlando Brito

O senador Aécio Neves participou, hoje (18/11), em Poços de Caldas (MG), do evento “Federação Já, Poços de Caldas + 30”. Ao lado de governadores, parlamentares, prefeitos, lideranças e militantes, Aécio Neves comemorou os 30 anos da “Declaração de Poços de Caldas”, o primeiro documento público do Movimento das Diretas Já, divulgado em 19 de novembro de 1983 pelos então governadores Tancredo Neves (MG) e Franco Montoro (SP).

No encontro, Aécio Neves defendeu a necessidade de um novo Pacto Federativo, para que  haja uma divisão mais justa de recursos e responsabilidades entre a União, os estados e municípios.

 

Ouça o Ouça discurso do senador Aécio Neves: http://bit.ly/17EBQg6 

 

 

Leia o texto da Declaração de Poços de Caldas:

 

DECLARAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS

 

Os governadores de São Paulo e Minas Gerais, reunidos em Poços de Caldas, estabeleceram os seguintes pontos para uma ação conjunta:

1- Empenhar-se, juntamente com os governadores de todos os estados, numa campanha nacional pela eleição direta do presidente da República.

2- Propor que se engajem nessa campanha, assinando manifesto à nação, além dos governadores, todos os congressistas, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes dos diferentes segmentos da sociedade civil.

3- A campanha nacional pela eleição direta do presidente da República deve ter caráter suprapartidário e representar ampla mobilização nacional, com a participação dos partidos e de toda a população do Brasil.

4- Não se deve cogitar, por enquanto, de candidaturas à presidência da República, para não enfraquecer a luta pela eleição direta. Todas as forças devem ser concentradas na campanha pelo reconhecimento do direito que o povo brasileiro tem de ser ouvido.

 

19 de novembro de 1983

 

 

 

Leia o texto da Declaração de Poços de Caldas + 30:

 

DECLARAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS  +  30

 

Há trinta anos, os brasileiros se reuniram em torno da grande causa da democracia.

As ruas, até então contidas pelo autoritarismo, transbordaram o sonho coletivo de liberdade, na memorável campanha das Diretas-Já.

Três décadas depois, as ruas voltam a falar.  Agora, cobrando a democracia ainda inconclusa  e portadora de gigantesca dívida social.

Cobrando que promessas se transformem em compromissos.

Há 30 anos, os brasileiros se uniram em torno da causa da liberdade. Hoje, nos unimos  em torno da causa da solidariedade.

Da solidariedade política, econômica e social, traduzida pela inadiável necessidade de construirmos um novo pacto federativo. Um novo pacto federativo que signifique  responsabilidades  e  recursos compartilhados de forma mais justa, pelo bem dos brasileiros.

Governadores, parlamentares, prefeitos, lideranças políticas e sociais  aqui reunidos, manifestamos   o nosso apoio a  todos os que, em diferentes partes do país, se mobilizam em torno dessa bandeira, que não tem caráter partidário nem pode servir a projetos individuais.

Há 30 anos, nos unimos pela conquista da liberdade que significava o respeito pelos brasileiros. Hoje, respeitar os brasileiros significa criar condições para que as legítimas demandas da população possam ser atendidas.

Por um Brasil mais generoso e solidário.

Por um novo pacto federativo!  Já!

 

Poços de Caldas, 18 de novembro de 2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+