Aécio Neves participa de lançamento da Frente Nacional de Gestão Pública

“Não há nada mais urgente na agenda do Brasil do que a gestão pública de qualidade”, diz senador

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) participou, nesta terça-feira (19/06), do lançamento da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Gestão Pública, em Brasília. Ao lado do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres de Britto, do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage e do presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, Aécio Neves disse que a oferta de serviços públicos de qualidade deve ser uma prioridade no país.

“Não há nada mais urgente na agenda do Brasil moderno, que queremos construir, do que a gestão pública de qualidade. Não há nenhuma outra medida de maior alcance social do que a boa aplicação do dinheiro público, com eficiência e transparência. E isso infelizmente ainda não vem ocorrendo no Brasil. Temos que ter generosidade e grandeza para construir consensos em torno daquilo que interessa ao Brasil. Os governos passam, todos nós passamos. Mas é importante que tenhamos no Brasil administração de qualidade, administração que apresente resultados, que respeite o dinheiro público, que tenha transparência”, afirmou o senador e vice-presidente da frente parlamentar.

Os trabalhos dos senadores e deputados terão a colaboração de representantes do Poder Judiciário e de órgãos e entidades da sociedade civil. Presidida pelo deputado federal Luiz Pittman (PMDB-DF), a frente promoverá debates e estudos sobre gestão pública, e fará o encaminhamento de propostas de melhoria na legislação e de políticas públicas. Cerca de 240 parlamentares já a integram.

No lançamento, Aécio Neves recebeu cumprimentos do empresário e conselheiro da Casa Civil da Presidência da República, Jorge Gerdau, pelo conjunto de medidas adotadas por ele como governador de Minas Gerais, conhecido como “Choque de Gestão”. Implantadas em 2003, as medidas tornaram o Estado referência internacional em qualidade na gestão da saúde, educação e segurança.

Dinheiro Público

O senador Aécio Neves ressaltou que as administrações de qualidade são pautadas pelo zelo com dinheiro público e disse esperar que os bons exemplos ocorridos em estados e municípios possam inspirar o governo federal.

“O Brasil avançou ao longo das últimas décadas. Do ponto de vista institucional, temos uma democracia sólida. A partir da estabilidade da moeda, avançamos também do ponto de vista econômico, somos uma nação inserida hoje no contexto internacional de forma extremamente positiva. Do ponto de vista social, os avanços também têm ocorrido. Mas, no campo da gestão pública, andamos a passos de cágados. Os exemplos dos estados brasileiros são muitos e podem, quem sabe, a partir da ação dessa Frente, chegar a inspirar o governo federal. É preciso que reconheçamos os gargalos existentes, para que possamos avançar de forma consistente, em um movimento que vai muito além dos interesses partidários.”, afirmou.

O lançamento dos trabalhos, realizado no Senado, teve também as presenças da vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas, e da Secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Amorim, entre outras lideranças e gestores públicos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+