Aécio Neves participa da inauguração do Expominas de Teófilo Otoni

Foto : Wellington Pedro/ImprensaMG

O senador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (10/06), ao lado do governador Antonio Anastasia, da inauguração do Expominas de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, uma antiga demanda da região. O projeto foi idealizado ainda em seu governo como instrumento indutor de desenvolvimento econômico, social e cultural da região e tem o nome de Centro de Convenções Aécio Cunha, em homenagem ao ex-deputado, natural de Teófilo Otoni, falecido em 2010, pai do senador.

“O Aécio Cunha será palco de eventos importantes para o Estado. Portanto, é uma etapa vencida e fico muito feliz de poder retornar mais uma vez a esta que é também a minha terra. As minhas raízes mais profundas estão aqui no Mucuri, em especial, em Teófilo Otoni, entregando à população mais esta obra, dentre tantas, que eu e o governador Anastasia temos entregue ao longo do tempo”, afirmou o senador, em entrevista.

O Expominas de Teófilo Otoni, obra do governo de Minas Gerais, é um dos maiores e mais modernos espaços de convenções e feiras do interior do Estado e recebeu investimentos de R$ 32 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O centro de convenções, numa área de 10 mil metros quadrados, além de espaço coberto para a realização de feiras, possui três auditórios: um deles com capacidade para cerca de mil pessoas e outros dois com capacidade para 200 pessoas cada um. 

 

Proacesso e Copanor

Em entrevista, o senador lembrou que em sua administração os vales tiveram cerca de três vezes mais investimentos per capita do que as regiões mais ricas do Estado. Aécio Neves ressaltou que o Jequitinhonha e Mucuri foram os principais beneficiados com o programa de asfaltamento de 6 mil quilômetros de rodovias (Proacesso) e de saneamento voltado para áreas mais carentes (Copanor).

“Esse é o modelo para o Brasil. O Nordeste do Brasil, por exemplo, precisa de investimentos planejados como foi o Proacesso, obras indutoras do crescimento como esse Centro de Convenções, dentre tantas outras obras de saneamento, a obra da Copanor que possibilita o acesso ao saneamento a populações de distritos mais pobres. No Brasil, temos hoje um déficit de mais de 50% de saneamento nas residências. Acho que o modelo de gestão dessa região implementado por nosso governo, é, sim, um modelo que pode, de alguma forma, ser implementado e, obviamente, adaptado no Nordeste brasileiro”, afirmou o senador.

 

Homenagem

O senador lamentou que a inauguração do Expominas coincidisse com o falecimento do empresário Maron Mattar, importante liderança na região. Aécio Neves fez questão de lembrar também do ex-prefeito de Novo Cruzeiro, Paulo Viana, falecido ano passado.Viana foi homenageado com o descerramento da placa que será afixada no Centro de Educação Profissional, que passou a ter seu nome.

“Maron me acompanhou ao longo de toda esta trajetória com seriedade, com dignidade, com enorme valor a esta terra. Portanto, é um sentimento de um lado de realização, por estarmos entregando uma obra da qual ele também Maron participou, e de muito tristeza por seu falecimento. É a primeira vez que venho a Teófilo Otoni e não encontro dois amigos queridíssimos, companheiros de todas as etapas da minha trajetória. Paulo Viana ex-prefeito de Novo Cruzeiro e Maron Mattar”, lamentou o senador.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+