Aécio Neves: oposição quer ouvir envolvidos em dossiê contra blogueira cubana

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) anunciou, nesta terça-feira (19/03), que a oposição exigirá esclarecimentos no Congresso sobre a presença de funcionário da Secretaria-Geral da Presidência da República em reunião na embaixada de Cuba no Brasil, onde lhe foi entregue dossiê com informações contra a blogueira Yoani Sanchez, que participa de compromissos no Brasil. A Secretaria-Geral confirmou que seu coordenador de Novas Mídias, Ricardo Poppi Martins, recebeu CD sobre Sanchez durante uma reunião na embaixada.

“Não é possível que, fugindo ao que estabelece a Convenção de Viena, um embaixador e sua equipe adentrem questões de ordem política interna do Brasil, e, que tenha a participação e a contribuição de um funcionário público brasileiro. Isso é extremamente grave e o PSDB buscará convocar a vir ao Congresso Nacional os representantes diplomáticos do Brasil e o próprio funcionário acusado, para que possamos deixar claro que respeitamos as diferentes ideologias e manifestações, mas queremos que elas ocorram em um clima de liberdade, de democracia”, afirmou o senador.

Conexão Cuba-Honduras

Aécio Neves criticou que manifestações contra a presença da blogueira cubana tenham levado ao cancelamento da exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, em Feira de Santana (BA). O senador lembrou que a virulência desses eventos esteja coibindo a liberdade de expressão.

“Repudiamos violentamente a forma como essas manifestações têm ocorrido. Estar contra é uma direito, mas cercear, limitar e impedir que a cidadã cubana cumpra suas atividades é uma violência contra a qual a oposição irá insurgir-se. A virulência dessas manifestações fogem àquilo que mais prezamos no Brasil, que é o direito à liberdade de expressão”.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+