Aécio Neves lamenta o resultado do PIB divulgado pelo IBGE

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves demonstrou indignação ao analisar os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo ele,  as previsões mais pessimistas se confirmaram: “as projeções oficiais cada vez mais se distanciam da realidade e explicitar quais medidas serão tomadas para a reversão desse quadro”.

Ao contrário da expectativa de crescimento de 1%, em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB só alcançou 0,6% em 2013.

Leia a nota divulgada pelo senador:

“Infelizmente, as previsões mais pessimistas se confirmaram e o PIB de 0,6% do primeiro trimestre ficou abaixo das expectativas do mercado que eram de 0,9%. Constatamos, mais uma vez, que a economia brasileira continua emperrada, crescendo muito menos que o necessário para o país.

Novamente, também, as previsões oficiais se mostraram irreais. O que até pouco tempo atrás era apregoado pela equipe econômica como piso para nosso PIB agora vai se tornando um sonho distante, quase inalcançável. Caminhamos para o terceiro ano perdido para a economia brasileira.

Somam-se a este triste cenário as revisões que o mercado já faz para cima na projeção de inflação, em que pesem as inúmeras medidas de desoneração implantadas, e a já conhecida baixa capacidade de investimento do governo federal.

São fatos que devem ser motivo de máxima preocupação para os brasileiros.

Cabe ao governo federal apresentar ao país, com clareza, as razões pelas quais as projeções oficiais cada vez mais se distanciam da realidade e explicitar quais as medidas serão tomadas para a reversão desse quadro.”