Aécio Neves: incapacidade do governo trava melhorias nas BRs 116 e 040

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou o novo adiamento na concessão das BRs 116 e 040, que cortam Minas Gerais. Segundo ele, os atrasos devem-se à incapacidade do governo federal. Representantes do governo anunciaram nesta segunda-feira que os editais de concessão só ficarão prontos em junho, e não mais em abril, como havia sido prometido. As concessões das rodovias federais para a iniciativa privada são fundamentais para que as estradas possam ser modernizadas e duplicadas.

Aécio Neves lamentou que o governo não consiga destravar as parcerias com o setor privado necessárias ao desenvolvimento do país, após anos se negando a fazê-las por questões ideológicas.

“Isso é resultado da incapacidade gerencial crônica do governo não apenas na área de transportes, mas em praticamente todas as áreas da administração federal. Uma absoluta falta de convicção em relação à modelagem, em relação a que forma o setor privado deve participar desses investimentos. Depois de demonizar por anos a fio o processo de concessões e de privatização iniciado no governo do presidente Fernando Henrique, o governo da presidente Dilma se rende à necessidade de trazer investimentos privados, mas não sabe como fazê-lo”, disse o senador Aécio.

Aécio Neves lembrou que a demora na melhoria das BRs colabora para o alto número de acidentes e mortes nas rodovias federais, especial em Minas Gerais – estado detentor da maior malha rodoviária do Brasil.

“Na verdade, são dez anos de atraso. Desde que o PT assumiu, não tivemos nenhuma concessão rodoviária efetivamente viabilizada, com os investimentos previstos em edital. Isso mostra a face perversa do governo do PT. A incompetência aliada a um alinhamento ideológico extremamente retrógrado e atrasado, fazendo com que as mortes e os acidentes continuem acontecendo em grande escala, sobretudo nas rodovias federais brasileiras”, lamentou Aécio Neves.