Aécio Neves entrega prêmio ao Hospital da Baleia

Instituição é homenageada em Brasília pela qualidade do atendimento às mulheres
Mutirão aos sábados permitiu aumento de 20% de cirurgias ginecológicas pelo SUS

O senador Aécio Neves entregou, nesta quarta-feira (25/05), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” ao Hospital da Baleia de Belo Horizonte. Instituída no ano passado pela Câmara, a premiação presta homenagem a instituições de saúde que realizam ações em busca da qualidade do atendimento médico às mulheres. Autor da indicação da entidade à premiação, o senador Aécio Neves entregou o prêmio nas mãos da diretora-presidente, Tereza Guimarães Paes.

“É uma homenagem a quem faz da atividade médica mais do que uma profissão, é um serviço abnegado à sociedade. É a oportunidade de reverenciarmos e estimularmos aqueles que fazem, como vem fazendo o Hospital da Baleia em Minas Gerais, trabalhos de inclusão, trabalhos que geram esperança novamente à vida, sobretudo de quem mais precisa. Esse prêmio é uma referência. Permite que outras entidades se inspirem nessas homenageadas para fazerem o seu trabalho”, afirmou o senador em entrevista.

O Hospital da Baleia atende mulheres com câncer e doenças ginecológicas. A equipe do Serviço de Cirurgia Ginecológica promove, durante dois sábados por mês, um mutirão de cirurgias com o objetivo de reduzir o tempo de espera pelo tratamento. Em média, são realizadas 40 a 45 cirurgias/mês. Com o mutirão, o número aumenta em 20%. Por semana, opera-se em quatro dias, com duas ou três cirurgias por turno. Aos sábados, são realizadas até oito cirurgias.

“O Brasil está repleto de iniciativas que mereceriam essa homenagem, que merecem o nosso apoio e merecem ser ampliadas. Cabe aos governantes em todos os níveis, municipal, estadual e federal, construir parcerias com essas instituições. Sou um defensor intransigente das parcerias com quem faz corretamente as coisas. Em Minas, temos grandes parcerias com o Hospital da Baleia, que permite a ampliação do seu atendimento, aumentado cerca de 20% (o número de operações ginecológicas) nos últimos anos, e a esperança, principalmente, para quem não tem mais a quem recorrer”, destacou o senador.

Reconhecimento da sociedade

A diretora-presidente do Hospital da Baleia, Tereza Guimarães, agradeceu a indicação da instituição e afirmou que a premiação é um reconhecimento aos quase 70 anos de trabalho de assistência à mulher.

“Em nome de toda a equipe médica, funcionários, colaboradores, rede de amigos, agradecemos o reconhecimento. É muito importante termos o reconhecimento da sociedade, de entidades tão importantes, o que nos dá força para seguirmos o nosso trabalho. Um trabalho árduo, difícil, pois o sistema de saúde no país ainda não tem o verdadeiro financiamento que merecia, mas acreditamos que a luta é constante e há uma consciência da sociedade dessas dificuldades e contaremos com a bancada mineira para a luta continuar”, afirmou a diretora do hospital.

Aécio Neves destacou, em seu discurso, as importantes parcerias que fez com o hospital durante seu governo em Minas Gerais, por meio de convênios e do Pro-Hosp, programa que melhorou a qualidade do atendimento dos hospitais que atendem pelo SUS em Minas Gerais. Os recursos destinados ao Hospital da Baleia foram usados na reforma de diversas salas, compra de equipamentos para centro cirúrgico, CTI e aparelhos de raio-x.

Uma das parcerias que mais entusiasmou o senador foi a que possibilitou a construção do Centro de Reabilitação Primeiro Passo do Hospital da Baleia – referência no atendimento ortopédico, oferecendo atendimento integral a portadores de necessidades especiais. A nova unidade, instalada em uma área de 250 metros quadrados, nas dependências do hospital, atende 400 pacientes por mês. O Centro de Reabilitação Primeiro Passo oferece atendimento completo em odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, pedagogia e terapia ocupacional. Os pacientes são acompanhados também por nutricionistas e assistentes sociais e recebem, gratuitamente, as próteses necessárias para o seu tratamento.

Entre os integrantes da equipe do Hospital da Baleia presentes à premiação estavam, além da diretora-presidente da instituição, Tereza Guimarães Paes, o superintendente-geral, Francisco de Assis Figueiredo, e o coordenador do Serviço de Cirurgia Ginecológica, Maurício Bechara. “Estamos aqui hoje comemorando o êxito das ações do Hospital da Baleia e, quem sabe no futuro, podendo homenagear outras instituições em Minas Gerais e no Brasil”, disse Aécio Neves.

Hospital é referência em Minas

O Hospital da Baleia foi inaugurado em 1944. Foi criado por Benjamin Ferreira Guimarães, um industrial mineiro que tinha como meta construir uma entidade especialmente destinada ao amparo de crianças, oferecendo atendimento gratuito e de qualidade à população carente. O hospital é credenciado pelos ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. Realiza atendimento de alta complexidade, desenvolve pesquisas científicas e tem o reconhecimento pelo sucesso no controle de infecção hospitalar.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+