Aécio Neves destaca a importância do legado de Tancredo Neves para o Brasil

Senador participa de lançamento do documentário sobre a trajetória política do ex-presidente, em cartaz a partir desta sexta-feira no país

O senador Aécio Neves participou, na noite dessa quinta-feira (27/10), em Belo Horizonte, do lançamento do filme “Tancredo, a Travessia”, documentário que retrata a trajetória política do ex-presidente Tancredo Neves, falecido em 1985. Acompanhado de familiares, do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, de autoridades e artistas mineiros, o senador destacou que o documentário é uma aula de história para os jovens que terão oportunidade de conhecer o importante momento de redemocratização vivido após a ditadura militar no Brasil.

“Para as gerações mais jovens, que talvez não se lembrem com muita clareza, há 25 anos o Brasil vivia uma ditadura. Acho que é uma aula, uma aula de história. A intenção é que esse filme possa ser visto nas escolas de Ensino Médio, nas universidades, porque o que nós brasileiros construímos e conquistamos, inclusive gerações antes da minha, é algo muito valioso. Vivemos hoje na plena democracia, com acesso à informação, com as instituições funcionando, absolutamente livres. É uma conquista tão consistente, tão importante para o nosso futuro, que ela merece ser valorizada. E esse filme permite isso. Permite a valorização da nossa história”, afirmou Aécio Neves.

Dirigido por Silvio Tendler e produzido por Roberto D’ávila, o documentário retrata os principais momentos da vida pública de Tancredo Neves, a partir do governo Getúlio Vargas, quando foi ministro da Justiça, como primeiro-ministro após a renúncia do presidente Jânio Quadros, até à sua eleição como presidente da República. Em cartaz no país a partir desta sexta-feira, o documentário traz relatos e entrevistas com políticos, jornalistas, artistas e familiares que conviveram com o presidente Tancredo e foram protagonistas dos mais importantes fatos políticos ocorridos no Brasil.

Exemplo para o Brasil de hoje

Neto de Tancredo Neves, o ex-governador de Minas, afirmou que o legado do ex-presidente deve servir de exemplo para os homens públicos e os partidos que hoje estão à frente do país. Aécio Neves afirmou que o Brasil vive hoje em plena democracia, mas sofre com os prejuízos do aparelhamento da máquina pública e a corrupção na administração pública federal.

“Tancredo nos deixou a mais bela obra política não apenas da história do Brasil, mas certamente da América Latina. Além de grande conciliador, era extremamente corajoso na defesa das suas ideias, daquilo em que acreditava. Nessa política de hoje, de tantas denúncias, essa política tão rasteira, esse aparelhamento da máquina pública, como jamais se viu antes na história do Brasil, partidos políticos que crescem a cada dia, que surgem a cada dia, sem representar absolutamente nada, é bom lembrarmos que em um passado não muito distante, no Brasil, tivemos políticos que construíram as bases para que as nossas gerações construam um futuro melhor para todos”, disse o senador.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+