Aécio Neves defende que investigações sobre denúncias da Petrobras sejam ilimitadas

Segundo o senador, o que se observa atualmente é a ausência de boa vontade para apurar as irregularidades na estatal

Foto : Orlando Brito

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu nesta sexta-feira (14/11), em São Paulo, que as investigações em torno das irregularidades envolvendo a Petrobras sejam ilimitadas. Aécio afirmou que a prisão de Renato Duque, que operava para o PT dentro da Petrobras, comprova que há sustentação nas suspeitas da oposição sobre a complexidade do esquema de corrupção na estatal. Para ele, os desvios atingem os mais elevados níveis da empresa.

“Temos que estar vigilantes para que não haja qualquer limitação a essas investigações. Quando nós, no Senado Federal, propusemos a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, eu me lembro que líderes do PT foram à tribuna para dizer que não existia nada de errado na Petrobras, que aquilo era uma manobra eleitoreira das oposições”, afirmou Aécio.

O senador destacou que, em fevereiro de 2015, no retorno das atividades legislativas, a oposição entrará com um pedido de abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. Segundo ele, o que se observa atualmente é a ausência de boa vontade para apurar as irregularidades na estatal.

“Vamos impedir que qualquer manobra no Congresso Nacional no sentido de impedir que as investigações, também no Congresso, avancem. Já orientamos nossas bancadas para começarem a coleta de assinaturas para, imediatamente, após o reinício dos trabalhos do Congresso, em fevereiro, nós tenhamos uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, porque todas essas informações poderão ser utilizadas pela nova Comissão Parlamentar, já que estamos percebendo que não há uma vontade clara, ao contrário do que diz a presidente da República, da sua base em avançar nessas investigações ainda esse ano”, ressaltou Aécio.

Para o senador, as irregularidades cada vez mais intensas envolvendo a Petrobras indicam irresponsabilidade do governo. “Quem está denegrindo a imagem e a história da nossa maior empresa, é a irresponsabilidade desse governo, que montou lá, segundo a Polícia Federal, uma organização criminosa. Essa é uma expressão usada pela Polícia Federal” afirmou Aécio.

Em seguida, Aécio Neves acrescentou que: “O que percebo é que as coisas estão chegando muito próximo dos mais altos dirigentes desse governo e é preciso que essas investigações ocorram. O que posso assegurar é que tem muita gente em Brasília sem dormir nesses últimos dias, e continuarão sem dormir”.

Aécio reiterou seu respeito às ações conduzidas pela Polícia Federal, informando que sua desconfiança é sobre a ausência de vontade política. “Tenho muito respeito pelas instituições do Estado Brasileiro, em especial pela Polícia Federal”, disse ele.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+