Aécio Neves defende autonomia de estados e municípios


“O governo do PT está transformando o Brasil em um Estado unitário, colocando estados e municípios com pires nas mãos”, diz Aécio

Foto : George Gianni

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, convocou hoje as lideranças do partido e aliados a trabalharem em favor do fortalecimento dos estados e municípios. No encontro com prefeitos, vereadores e deputados tucanos em São José do Rio Preto, em São Paulo, Aécio Neves disse que a Federação enfrenta graves deficiências em razão do poder concentrado no governo federal e da perda de autonomia financeira dos estados e prefeituras no atendimento à população.

“O Brasil está deixando de ser uma Federação. A Federação é hoje uma palavra solta em uma folha de papel. O governo do PT está transformando o Brasil em um Estado unitário, colocando estados e municípios dependentes cada vez mais, com pires nas mãos, da bondade do governo”, afirmou.

Em entrevista coletiva antes da palestra que fará, na noite desta sexta-feira (25), no encerramento do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, em Olímpia (SP), Aécio alertou que o governo do PT trabalha para que estados e municípios fiquem reféns de financiamentos federais no atendimento das necessidades básicas da população, como saúde, transporte, habitação e saneamento.

O presidente tucano criticou também o uso de critérios políticos e eleitorais pelo governo federal no favorecimento de estados e municípios e em prejuízo da população.

“Atende esse que é companheiro, atende mais ou menos aquele que não é tão companheiro. Precisamos tomar medidas claras e temos uma agenda de medidas necessárias para restabelecer a capacidade dos estados e dos municípios de eles próprios enfrentarem suas necessidades”, disse o presidente nacional do PSDB.

 

Parceria histórica com municípios

Aécio Neves ressaltou a importante parceria mantida com os 853 municípios mineiros pelo Governo do Estado sob administração do PSDB.

“Minha história política é feita ao lado dos municípios. Governei por oito anos o Estado com maior número de municípios do país, e os prefeitos de Minas querem sair pelo Brasil dizendo que nós fizemos e as parcerias que construímos, o que nos permitiu ter hoje a melhor educação básica do Brasil, segundo o Ministério da Educação, a melhor saúde pública do Sudeste, segundo o Ministério da Saúde”, afirmou.

A defesa em torno de um novo Pacto Federativo é uma das bandeiras de Aécio Neves desde o início de sua gestão como governador de Minas, em 2003. A luta por um verdadeiro federalismo no Brasil também vem sendo destaque na sua atuação parlamentar no Senado Federal.

 

Nova agenda para o Brasil

O presidente do PSDB segue em agenda pelo interior paulista acompanhado do secretário-geral do partido, deputado federal Mendes Thame, do presidente do PSDB-SP, deputado federal Duarte Nogueira, dos líderes do PSDB no Senado, senador Aloysio Nunes, e na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Samuel Moreira, do prefeito de Botucatu, João Cury, e do subsecretário de Assuntos Municipais do Estado de São Paulo, Rubens Cury.

A unidade do PSDB para construção de uma nova agenda para o Brasil foi destacada pelo presidente.

“Estamos iniciando uma série de visitas pelo país. Em São Paulo, haverá sempre espaço especial na nossa agenda. Estou extremamente animado com a possibilidade que estou tendo de conversar, de falar e de ouvir. O PSDB vai estar pronto para esse embate, em todos os campos – seja na discussão da economia, que é até covardia, já que nós somos o partido da estabilidade, o partido das contas públicas transparentes. O PT, ao contrário, administra a economia de forma temerária, a inflação recrudesce, os pilares fundamentais da nossa economia – câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário – colocados em risco extremo”, concluiu.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+