Aécio Neves dá posse a Pimenta da Veiga na presidência do ITV-MG

“Temos uma responsabilidade enorme com Minas e com cada um dos mineiros”, diz Aécio Neves em encontro em BH

Foto : Christian Celeste

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, deu posse, nesta segunda-feira (26/08), ao ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga, como presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG) em Minas Gerais. O instituto é o órgão de estudos e formação política ligado ao partido.
Aécio e Pimenta estavam acompanhados do governador Antonio Anastasia, do presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro, entre outras lideranças. Realizado em um centro de eventos de Belo Horizonte, o ato contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

Aécio Neves destacou o papel que o ITV-MG terá na formação de um projeto que será apresentado não só aos mineiros, mas também a todo o país no próximo ano.

“Temos uma responsabilidade enorme com Minas e cada um dos mineiros. Não apenas nós tucanos, porque o que foi feito em Minas até aqui, e muito foi feito, veio de uma obra conjunta, fortalecida pela participação de outros importantes partidos políticos no estado, vários deles aqui representados. É o início de uma discussão, sobre o comando experiente de Pimenta da Veiga, de um projeto que possa permitir continuidade ao trabalho que vem sendo feito em Minas Gerais, mas que também inspira nosso trabalho nacional”, disse o senador em seu discurso.

Antonio Anastasia lembrou que o Instituto é fundamental para a reciclagem das ideias do partido e, consequentemente, dos governos tucanos.

“O ITV deve, sobretudo, gerar, gerir, dar ideias, programas, projetos. Isso é fundamental. São com essas bandeiras, sempre novas, que vamos permanecer reciclando nosso partido, nosso governo e dando a nós, em Minas, e também em nível federal, uma boa plataforma”, ressaltou Anastasia.

O sentimento dos mineiros

Ex-prefeito de Belo Horizonte e ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique, o novo presidente do ITV-MG, Pimenta da Veiga, afirmou que irá se concentrar na discussão de novos avanços para Minas, após os êxitos alcançados em Minas desde 2003.

“Vou viajar por todas as partes de Minas, discutindo Minas com os mineiros, para ouvir dos mineiros o sentimento sobre o que foi feito pelos notáveis governos de Aécio Neves e Anastasia. Quero discutir as obras de infraestrutura, os avanços da saúde, os progressos da educação. Mas, sobretudo, ter o sentimento dos mineiros para, com eles, decidir o essencial. Fizemos muito nesses dez anos, mas sempre há mais o que fazer. Quero discutir com os mineiros o que podemos fazer a mais”, disse Pimenta.

Promessas federais não cumpridas

Em entrevista coletiva concedida em sua chegada ao evento, Aécio Neves falou sobre nova visita da presidente Dilma Rousseff a Minas Gerais – a terceira somente em agosto – para a inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na capital mineira. O CCBB passa a integrar o Circuito Cultural Praça da Liberdade, idealizado e inaugurado na gestão Aécio à frente do Governo de Minas.

Para o senador, é importante que as visitas da presidente resultem em um legado para os mineiros, e não apenas na reedição de antigas promessas. Na última semana, em São João Del Rei, a presidente voltou a anunciar investimentos previstos no “PAC das Cidades Históricas”. Foi a quinta vez que o governo federal lançou esse programa – a primeira foi em Ouro Preto, em 2009, e contou com a presença do então governador Aécio – sem que nenhum centavo tenha sido liberado até o momento.

“Nós somos conhecidos pela nossa hospitalidade. Ela tem que ser muito bem recebida, espero que com coisas novas, com pensamentos novos, não apenas requentando promessas antigas. Minas Gerais tem demandas estruturais, os estados brasileiros têm demandas estruturais. A situação dos estados, dos municípios, hoje, é extremamente grave. Minas ainda caminha bem pelo exemplo, pela correção, pela eficiência com que conduz o Estado o governador Anastasia e a sua equipe. É hora de ela não apenas vir a Minas – repito, ela sempre será bem recebida -, mas deixar algo mais do que apenas a sua visita”, afirmou Aécio Neves.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+