Aécio Neves: “Brasil precisa de alternativa que reconstrua a confiança”

Durante comemoração dos 20 anos do Plano Real, senador diz que país precisa reviver a esperança no futuro

Foto : Orlando Brito

O senador Aécio Neves afirmou, nesta terça-feira (25/02), que o Brasil precisa reconstruir a confiança no país e colocar suas riquezas a serviços de todos os brasileiros. O senador falou hoje durante comemoração dos 20 anos do Plano Real, realizada em sessão solene no Congresso Nacional com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos principais líderes tucanos e do Congresso.

Aécio Neves alertou que as novas gerações precisam resgatar a enorme dívida social que o país ainda deve aos mais pobres.

“Temos o dever de continuar a luta determinada para resgatar a enorme dívida social que o país ainda tem com milhões de cidadãos e garantir às novas gerações as condições para viver num Brasil mais justo, democrático e desenvolvido, onde riquezas que pertencem a todos estejam realmente a serviço de todos. Um país em que o conhecimento, a renda e as oportunidades sejam distribuídos com justiça. Um país que olhe seu futuro com mais esperança e menos sobressaltos. Queremos oferecer aos brasileiros uma alternativa que reconstrua a confiança no país, como fez o Plano Real há duas décadas”, disse o senador Aécio, aplaudido em seu discurso.

Aécio Neves destacou a importância para a vida dos brasileiros do Plano Real, um conjunto de medidas econômicas que pôs fim à hiperinflação no país vinte anos atrás, lançado pelo ex-presidente Itamar Franco e implantado pelo ex-presidente Fernando Henrique.

 

Choque de esperança

O senador Aécio Neves destacou que, duas décadas depois, o PSDB continua reunindo condições para fazer as mudanças cobradas pela sociedade brasileira e disse que o partido trabalha para garantir um futuro mais justo e desenvolvido para todo conjunto da sociedade.

“É urgente abrir espaços para que a sociedade restaure a fé nas possibilidades de seu próprio crescimento e ascensão social em ambiente de segurança, participação e respeito. Precisamos de um novo choque de esperança e confiança, como aquele que o Plano Real produziu 20 anos atrás. Se já realizamos esta transformação uma vez, quando tudo parecia absolutamente impossível, temos condições de fazê-la novamente. Em favor do povo brasileiro e dos seus sonhos, que são os nossos sonhos. Em favor do povo brasileiro e das suas grandes esperanças. Que são as nossas esperanças”, afirmou.

 

Reforma transformadora

Durante a sessão solene realizada com a presença dos parlamentares tucanos e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Aécio Neves destacou ainda que nenhuma outra reforma econômica teve a capacidade de transformar o país em sua história recente como a nova moeda: o Real. O senador ressaltou a importância de medidas adotadas em conjunto com o plano, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que permitiu mais rigor e transparência sobre os gastos públicos.

“Precederam a nova moeda medidas preparatórias importantes, acompanhadas de ajustes, diálogo e grande compromisso com a transparência. Nenhuma outra reforma econômica na nossa história recente foi mais transformadora que o Plano Real. A revolução silenciosa, progressiva, chegaria depois, em 2000, com a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal. Acrescentamos o tripé que por anos deu suporte à nossa economia, com o sistema de metas de inflação e o regime de câmbio flutuante e um confiável superávit primário. Vistas em conjunto, estas medidas mostram como a feição do país foi completamente redesenhada nestas últimas décadas”, disse Aécio Neves.

Ele destacou ainda a coragem política dos ex-presidentes Fernando Henrique e Itamar Franco na implantação do Real.

“Com o mineiro Itamar Franco, a quem homenageio e reverencio, viramos esta página da nossa história. E uma nova história se iniciou. Em uma atitude extremamente política corajosa e em tudo surpreendente para o ambiente da época, Itamar convoca Fernando Henrique Cardoso — então Ministro das Relações Exteriores — para o Ministério da Fazenda.  A aposta do presidente não se baseava nas razões técnicas ou econômicas. O gesto político foi outro. De outra dimensão. Itamar alçou à posição central do comando da economia um brasileiro, na inteireza do que essa expressão possa significar, um gigante para os desafios que se colocavam à sua frente”, disse Aécio Neves.

 

O Plano Real

Em 27 de fevereiro de 1994, a Medida Provisória n° 434, instituiu a URV (Unidade Real de Valor), dando início às medidas que permitiram ao Brasil estabilizar sua moeda. À época, Fernando Henrique Cardoso era ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. No mesmo ano, FHC foi eleito presidente da República e deu sequência às medidas previstas no Plano Real.

As mudanças realizadas puseram fim aos anos de hiperinflação e de perdas financeiras das famílias. Durante dez anos a inflação consumia o salário dos trabalhadores. Em abril de 1990, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 6.821%. O Plano Real pôs fim ao alto custo de vida e permitiu aos brasileiros dar início a um novo ciclo no país.

 

Leia o discurso completo do senador Aécio Neves aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+