Aécio Neves avalia o rebaixamento da Petrobras

O senador atribuiu a decisão da agência de risco à incompetência do governo federal

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves lamentou, nesta terça-feira (24/02), o rebaixamento da Petrobras pela agência de classificação de risco Moody’s a grau especulativo. Aécio atribuiu a decisão da agência à incompetência do governo federal. Para o senador, a crise na estatal brasileira ocorre devido ao “excessivo intervencionismo do governo e pelo aparelhamento da empresa”.

A nota da Petrobras foi rebaixada em dois níveis, de Baa3 para “Ba2”, saindo do grau de investimento para o chamado grau especulativo. A decisão da agência foi tomada devido às frequentes denúncias de corrupção envolvendo a estatal, e ao atraso na divulgação do balanço auditado.

“O rebaixamento da Petrobras é um desastre provocado pela incompetência do governo. Uma empresa que até poucos anos era a que mais investia, hoje é a que tem o maior endividamento do mundo. Isso ocorreu pelo excessivo intervencionismo do governo e pelo aparelhamento da empresa, culminando com o maior escândalo de corrupção de nossa história. O rebaixamento não prejudica apenas a Petrobras, já que o custo de capitalização de todas as empresas brasileiras será mais caro. É uma péssima sinalização. Além disso, se o governo decidir socorrer a Petrobras, ajudando a pagar a dívida da empresa, o ajuste fiscal do país fica ainda mais prejudicado. Uma empresa com corpo técnico competente, que ainda é a empresa que mais investe em inovação, não merecia uma condução tão desastrosa, o que é exclusiva responsabilidade dos governos do PT”, declarou o senador Aécio Neves.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+