Aécio: Interrupção na entrega de água no Semiárido é extremamente grave

Como presidente da Comissão de Defesa Nacional, ex-governador quer informações do Exército sobre suspensão de abastecimento a municípios

Operação-pipa, ação do governo federal mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro - Foto: MDR/Divulgação

O risco de interrupção da distribuição de água potável a cerca de 200 municípios do Semiárido brasileiro levou hoje (01/09) a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados a aprovar um pedido oficial de informações aos ministros da Defesa, Walter Braga Neto, e de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Como presidente da comissão, o deputado federal e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves considerou extremamente grave a suspensão do abastecimento de água às populações atendidas pelo programa há mais de 20 anos nos estados de Minas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

“É extremamente grave que, num momento em que a seca assola todo o Semiárido, o Exército comunique que está cortando o fornecimento de água a cerca de 200 municípios. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, oficiamos ao ministro da Defesa e também ao ministro do Desenvolvimento Regional para que, rapidamente, esclareçam as razões desse eventual corte e tomem as providências para que ele não ocorra”, afirmou Aécio Neves.

Segundo divulgado pela Folha de S. Paulo, prefeitos mineiros receberam um comunicado emitido pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército, localizado em Montes Claros, sobre a suspensão a partir do dia 20 de setembro do envio de caminhões-pipa às comunidades atendidas. A maioria delas, localidades afastadas das sedes dos municípios.

Cinco municípios de Minas Gerais participam do programa coordenado pelo Exército, sendo que todos estão entre os 127 que já decretaram este ano estado de emergência pela falta d’água.

“Não vamos aceitar essa interrupção. Continuarei acompanhando diariamente esse assunto de grande importância para a vida das populações desses municípios. E se a questão for orçamentária, o Congresso Nacional deve agir para superá-la e restabelecer o abastecimento de água à região”, conclui o ex-governador.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+