Aécio encaminha voto do PSDB no Senado pelo fim do foro privilegiado para autoridade públicas

Foto : George Gianni

O senador Aécio Neves conduziu hoje o voto favorável da bancada do PSDB no Senado pelo fim do foro privilegiado para agentes públicos em crimes comuns. A posição foi anunciada pelo senador e presidente nacional da legenda durante votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10, aprovada em primeiro turno, por unanimidade, no plenário do Senado nesta quarta-feira (26).

“Nós aprovamos hoje, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois do plenário em primeiro turno, o fim do chamado foro privilegiado para autoridades. A partir dessa decisão, que ainda terá que ser tomada em segundo turno pelo Senado e depois pela Câmara, passa-se todo cidadão brasileiro a ter, perante a Justiça, o mesmo tratamento. Certamente, um avanço importante na nossa legislação, algo que já era esperado há muito tempo pelo conjunto da sociedade brasileira, uma manifestação certamente de coragem e responsabilidade do Senado da República”, afirmou o senador Aécio.

Por ser tratar de PEC, o texto precisa agora ser aprovado em segundo turno de votação no Senado, de onde seguirá para a Câmara dos Deputados. Se aprovada a mudança pelo Congresso, parlamentares, governantes e autoridades do Judiciário passarão a responder por crimes comuns na Justiça de 1ª instância.

De acordo com a PEC, de autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR) e relatada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apenas os Chefes dos Poderes Executivo (presidente da República), do Legislativo (presidente do Congresso) e do Judiciário (presidente do STF) manterão o foro especial.

Parlamentares, governantes ou autoridades públicas, como desembargadores, juízes, procuradores, promotores e comandantes militares, responderão a ações e acusações por crimes comuns na chamada Justiça de primeira instância.

Já os chamados os crimes de responsabilidade no exercício de funções públicas permanecerão sendo julgados nos tribunais superiores.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+