Aécio destaca transferência da União para estados e municípios na pandemia  

“São recursos que salvam vidas. Em Minas Gerais, atravessamos a triste marca dos 1.000 mortos”, diz ex-governador

O deputado federal Aécio Neves destacou, nesta quinta-feira (02/07), a importância da liberação dos recursos federais destinados aos estados e municípios brasileiros para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Um total de R$ 13,8 bilhões foram transferidos pelo Ministério da Saúde, atendendo às Medidas Provisórias 969/2020, 940/2020 e 976/2020.

“Esses recursos chegam aos estados e aos municípios para custear o atendimento emergencial da população na rede do SUS, abertura de leitos de UTIs e todas as demais demandas na saúde que se fazem necessárias nessa hora. São recursos que, se bem utilizados, salvam vidas. Em Minas Gerais, atravessamos a triste marca dos 1.000 mortos. Vidas perdidas de uma forma brutal. Do total de recursos destinados aos municípios mineiros, fiz a indicação de R$ 9 milhões. É uma forma de contribuir com nossos municípios nessa terrível pandemia”, afirmou Aécio Neves.

O ex-governador e deputado federal tem acompanhado de perto e com preocupação o crescimento do número de casos no interior do Estado.

“Ao longo desses dois anos tenho dirigido quase a totalidade das minhas emendas parlamentares para os serviços de saúde em nossos municípios, tanto para a saúde básica quanto para investimentos dos hospitais na compra de equipamentos e nos procedimentos de média e alta complexidade. Os municípios já vinham enfrentando dificuldades financeiras e atravessam agora a mais grave crise sanitária já vivida por todos nós”, afirmou o ex-governador.

Os recursos do Orçamento federal liberados hoje serão transferidos a cada município seguindo critérios populacional e de casos registrados na rede do SUS, e devem ser gastos obrigatoriamente no enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da Covid-19.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+