Ex-governador participa da abertura dos dois novos centros culturais da cidade
“Devo, em todos os momentos da minha trajetória, agradecer a São João del-Rei. Desde a minha formação pessoal, a tudo que aprendi, os exemplos dos meus antepassados, e também ao longo dos meus 36 anos de mandatos consecutivos na vida pública”, afirmou o deputado federal Aécio Neves na abertura dos novos centros culturais da Prefeitura Municipal, inaugurados neste domingo (13/02), pelo prefeito Nivaldo Andrade, lideranças da região do Campo das Vertentes e representantes da área cultural de São João del-Rei.
Convidado para o evento, o deputado e ex-governador saudou a abertura dos Centros Culturais de Referência do Patrimônio Imaterial Djalma Assis e do Patrimônio Material Fábio Nelson Guimarães, cumprimentando a todos que atuam na preservação e na valorização da cultura, das artes e da educação.
“É sempre uma alegria muito grande estar ao lado de tantos amigos e pessoas que trabalham na conservação e organização do nosso patrimônio, no reconhecimento e na formação da nossa gente. Cumprimento a todos e também ao prefeito e aos vereadores por esses dois novos espaços de história e de educação”, disse Aécio, que também destacou a importância para a cidade do dramaturgo, ator, ex-secretário de Estado da Cultura, gestor cultural e membro da Academia Mineira de Letras Jota Dângelo, presente na inauguração.
“Dângelo é uma das pessoas mais extraordinárias que conheci, em todos os aspectos, e orgulha a todos os sanjoanenses”, afirmou Aécio.
Memorial Tancredo Neves em SJDR em definitivo
O deputado e ex-governador destacou, em seu pronunciamento, a importância histórica do município na vida política de Minas Gerais e brasileira desde a Inconfidência Mineira e, especialmente, na retomada da democracia no país sob a
condução do presidente Tancredo Neves.
“Como já foi dito, a democracia pode ser comparada ao ar que respiramos. Valorizamos verdadeiramente apenas quando sentimos falta”, disse.
E fez um agradecimento ao prefeito, aos gestores municipais e à Câmara dos Vereadores pela decisão de transferir o Memorial do Presidente Tancredo Neves para a administração do município.
“Devo uma palavra de agradecimento pela ação conjunta que permitirá a permanência definitiva do Memorial do Presidente Tancredo Neves em São João. Um acervo singelo, mas tão denso de história, que reúne documentos e registros para que as novas gerações compreendam as etapas que tivemos de viver para chegar onde estamos. Tancredo foi o símbolo maior da reconstrução democrática do país e o Memorial resume sua trajetória de cidadão e de homem público”, afirmou Aécio.
Durante todo final de semana, o deputado esteve na cidade para reuniões com prefeitos, vereadores, líderes comunitários e empresários da região do Campo das Vertentes.