Aécio cobra posição clara do Brasil em repúdio à invasão da Ucrânia pela Rússia

“Espero que possa haver uma sintonia maior com o sentimento dos brasileiros, expressado pelo Congresso, de repulsa a tudo o que está ocorrendo”, diz

Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, o deputado Aécio Neves conversou na tarde desta quinta-feira, 24, com o ministro Carlos França, cobrando maior clareza do governo brasileiro contra a invasão e os ataques a territórios ucranianos pela Rússia.

Aécio disse ao chanceler que a posição do governo tem sido tímida e gerado dubiedade.

“Conversei com o ministro Carlos França cobrando uma manifestação mais clara do governo brasileiro de condenação a essa invasão injustificável da Rússia. Fiz isso na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Disse ao ministro que a posição do Brasil até agora tem sido muito tímida, gerando até certa dubiedade, pois não condena com a forma e o vigor necessários nesse instante”, afirmou Aécio.

E acrescentou:

“Disse a ele que o Congresso Nacional entende o Brasil tenha na reunião que vai ocorrer ainda hoje, no Conselho de Segurança da ONU, uma posição clara de condenação. O ministro me garantiu que o Brasil está evoluindo da sua posição inicial e eu espero realmente que possa haver uma sintonia maior com o sentimento dos brasileiros, expressado pelo Congresso, de repulsa a tudo o que está ocorrendo”.

Jogadores brasileiros

Em nome da comissão parlamentar, Aécio também manifestou preocupação com a situação dos brasileiros que se encontram na Ucrânia.

“É fundamental que o Itamaraty possa prestar atendimento e apoio aos nossos nacionais, permitindo, primeiramente, o deslocamento deles para uma área segura e, posteriormente, auxiliando-os para que possam deixar aquele país”, disse.

Segundo o Itamaraty, cerca de 500 brasileiros residem na Ucrânia. Aécio encaminhou ao chanceler mensagens enviadas por jogadores brasileiros ao deputado estadual João Leite.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+