O deputado Aécio Neves afirmou que a boa política é essencial para transformar a vida das pessoas. O ex-governador de Minas condenou quem tenta demonizar a política e afirmou que as eleições deste ano serão fundamentais para que os mineiros possam escolher os candidatos que contribuam para mudar a realidade em que vivem.
“A política é essencial para transformar a vida das pessoas. Eu combato, e combato com vigor, aqueles que se utilizam da política para combater a política e, principalmente, a boa política. Tentam demonizar a política para se utilizarem dela. Muitos buscam um espaço na política atacando os que fazem política. E não há, em qualquer parte do mundo, uma evolução, um avanço, uma melhoria, uma perspectiva nova de desenvolvimento que não seja através da boa política”, afirmou Aécio.
Em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, nessa sexta-feira (29/07), Aécio afirmou que a política é uma ação solidária e resulta em importantes investimentos para a população.
“A política jamais será uma atividade solitária. A política é antes de tudo uma ação solidária. Deve ter no aperto de mão, no abraço sincero, no compromisso real que vai ser cumprido, sua mola propulsora. Hoje eu estou na política pelas mesmas razões que entrei muitos anos atrás. Acho que juntos temos capacidade de transformar. E os resultados estão aí: os avanços que todos os investimentos permitiram”, afirmou Aécio, que governou Minas nos anos de 2003 a 2010.
Ao lado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região, Aécio lembrou, emocionado, das viagens que fazia com seu pai, o ex-deputado Aécio Cunha, quando o acesso a Novo Cruzeiro ainda era por estrada de terra. O ex-governador citou o ProAcesso, programa de seu governo que mudou a realidade da região ao asfaltar 39 estradas que dão acesso a estas cidades. Na época, foram asfaltadas 220 rodovias em todo o Estado.
“Ao vir hoje a Novo Cruzeiro, me reencontro com a minha história. Se fizemos muita coisa, e fizemos mesmo, foi com ajuda e com o apoio de vocês. Podem ter certeza que nós temos ainda muito o que fazer. As demandas aumentam, as necessidades das pessoas são crescentes”, disse.
Encontro de lideranças em Teófilo Otoni
Em Teófilo Otoni, ainda na sexta-feira, Aécio se encontrou com lideranças políticas dos municípios do Vale do Mucuri e São Mateus. Ao lado do vice-prefeito Éder Detrez, Aécio lembrou que os vales, assim como o Jequitinhonha e o Norte de Minas, tiveram atenção especial do seu governo por serem as regiões menos desenvolvidas do Estado.
“Para cada um real investido nas regiões mais ricas, no Centro-Sul do estado, Sul e Triângulo, foram investidos três nessas regiões mais pobres. Isso nunca havia acontecido no estado de Minas e nunca voltou a acontecer. A política feita com coragem estabelece prioridades”, disse Aécio, lembrando dos investimentos realizados em Teófilo Otoni que mudaram a vida da cidade como a Barragem Aécio Cunha que acabou com as enchentes e os problemas de falta de água.
Visita a Conceição do Mato Dentro
Em Conceição do Mato Dentro, neste sábado, ex-governador de Minas Geras visitou o Santuário Bom Jesus do Matozinhos ao lado do prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira. Em seguida, visitou obras realizadas pela prefeitura e participou de encontro com lideranças políticas de Conceição do Mato Dentro e municípios da toda a região.
Em Itabira, Aécio lembra do voto dos jovens aos 16 anos
Aécio também esteve essa semana em Itabira, onde visitou o Hospital Nossa Senhora das Dores, instituição beneficiada com recursos de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado. Durante lançamento da pré-candidatura de Carlin Filho a deputado estadual, Aécio destacou a importância da participação dos jovens na vida política. Aécio lembrou da aprovação do votos dos jovens aos 16 anos, projeto de sua autoria aprovado durante a Constituinte de 1988.
“Foi uma medida que estimulava os jovens a entrar na política e deixasse de ser instrumentos usados em campanhas políticas em panfletagem nas ruas. Que os tornasse parte integrante da construção do seu próprio futuro. Por onde eu ando eu falo da necessidade da renovação, da oxigenação de propostas e ideias que os jovens podem dar para a construção de políticas públicas,” afirmou.
Aécio reencontrou lideranças políticas da região e ouviu delas os problemas enfrentados pelo município, principalmente na área de segurança pública. Aécio lamentou a morte de um jovem ocorrida recentemente durante festival de inverno e lembrou dos investimentos realizados em seu governo que reduziram os índices de criminalidade no Estado.
“Construímos uma forte política pública de segurança no Estado e é lamentável a fragilidade da segurança hoje. Tratamos a política de segurança de forma estrutural. Minas foi o Estado que investiu o maior percentual do Orçamento em segurança pública, 13,8%. Nunca se investiu isso na história de Minas. E passamos a cuidar de quem presta os serviços de segurança pública. Todos os servidores vão se lembrar disso”, disse.
Aécio lembrou da promoção por tempo de serviço, que garantia um incremento salarial a cada ano, o auxílio fardamento, o 14º salário e também os projetos habitacionais que tiraram os policiais das áreas de risco. “São exemplos apenas para dizer que é possível com planejamento e gente qualificada fazer as transformações que precisam ser feitas”, completou.