Aécio destaca decisão do Ministério da Agricultura de suspender importação de café

“Uma medida sensata e que os cafeicultores de Minas e do Brasil agradecem”, disse Aécio após encontro com o ministro Blairo Maggi

Foto : George Gianni

Uma boa notícia para os cafeicultores brasileiros. O Ministério da Agricultura decidiu ontem (15/12) suspender provisoriamente a decisão de autorizar a importação de café. Anunciada no início da semana, a autorização foi retirada pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, após um pedido de revisão apresentado pelo senador Aécio Neves.

A decisão pela importação foi enviada pelo ministro à Camex (Câmara de Comércio Exterior) após audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na terça-feira (14), atendendo à demanda feita pela indústria.

“O ministro reavaliou sua posição, retirou o voto que liberaria a importação de café até que haja uma nova análise sobre a capacidade da produção nacional. Uma medida sensata e que os cafeicultores de Minas e do Brasil agradecem. Vamos acompanhar esse levantamento. Estou convencido de que a produção interna será no futuro o suficiente para atender, e até mesmo expandir, nossa capacidade industrial”, destacou o senador Aécio Neves, após encontro com o ministro.

A preocupação dos agricultores brasileiros com o impacto da medida foi apresentada ao senador pelos deputados federais Domingos Sávio (PSDB-MG), Carlos Melles (DEM-MG), Evair Melo (PV-ES) e Silas Brasileiro (PMDB-MG). A cafeicultura é um dos principais itens do agronegócio em Minas Gerais.

Em reunião com o ministro, Aécio defendeu a reivindicação dos produtores pela suspensão da autorização e, na noite dessa quarta-feira, no Senado, anunciou a retirada do pedido até a conclusão do estudo sobre a real situação dos estoques produzidos pelos cafeicultores brasileiros.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+