Aécio destaca os 93 anos do ex-presidente José Sarney

“Leal aos seus compromissos e aos compromissos do presidente Tancredo Neves, soube através da conciliação, da convergência, da abertura ao diálogo com os opostos, permitir que vivêssemos o período da Assembleia Nacional Constituinte. O presidente Sarney teve um papel relevante na construção do Brasil de hoje”, destaca Aécio Neves.

Segue íntegra do pronunciamento do deputado federal Aécio Neves

“O Brasil, e sobretudo aqueles que compreendem a relevância e a importância da política, da boa política, para a superação dos momentos de maior dificuldade porque passam a sociedade, essas pessoas comemoraram ontem os 93 anos de nascimento do ex-presidente José Sarney.

Trata-se de um homem público que esteve durante toda a sua vida muito determinado a defender as suas posições e as suas convicções. E teve inclusive a coragem de, no momento difícil da vida nacional, se aliar aos democratas e à frente liderada então pelo presidente Tancredo Neves para permitir que o Brasil deixasse para trás os tempos sombrios da ditadura, do obscurantismo, do autoritarismo.

Faço essa ressalva porque muitos questionavam o ex-presidente Sarney em razão da sua longa militância em partidos que deram sustentação ao regime. Mas os homens públicos devem ser avaliados e compreendidos pela coragem que têm em ajudar a mudar a história.

Esse é o papel mais relevante do ex-presidente José Sarney na construção do Brasil que temos hoje. Leal aos seus compromissos e aos compromissos do presidente Tancredo Neves, soube através da conciliação, da convergência, da abertura ao diálogo com os opostos, permitir que vivêssemos o período da Assembleia Nacional Constituinte.

Estava eu já presente na Câmara, um jovem parlamentar naquele momento, e os debates na sua pluralidade, na liberdade com que ocorreram, permitiram que o Brasil tivesse uma Constituição à altura dos nossos desafios e as expectativas da nossa gente.

Portanto, a nossa homenagem, tenho certeza de que não apenas minha, nem do meu partido, mas de todos os democratas do país, ao grande homem público, ao homem que soube se aliar na hora certa àqueles que queriam devolver ao povo brasileiro a construção do seu próprio destino.

Hoje podemos concordar ou não com teses que são debatidas, podemos ser duros no combate aos nossos adversários, mas podemos, sobretudo, como acabei de dizer, sermos os construtores do nosso próprio destino. O presidente Sarney teve um papel relevante na construção do Brasil de hoje. A ele a minha homenagem pessoal e, tenho certeza, também desta Casa, do Congresso Nacional.”