Aécio desafia governo, diz que assina qualquer CPI e cobra investigação na Petrobras

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), reagiu, neste sábado (05/04), à manobra do Palácio do Planalto para tentar impedir a instalação da CPI da Petrobras. Ao falar com jornalistas em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, Aécio lançou um desafio ao governo e disse que assinará qualquer pedido de CPI feito pela base aliada da presidente Dilma Rousseff.

“O governo quer fazer CPI sobre qualquer outro tema? Que faça, o governo tem maioria. Eu não negarei inclusive minha assinatura pessoal à outra CPI para investigar o que quer que seja, mas não impeçam a sociedade brasileira de entender de que forma a Petrobras vem sendo governada ao longo desses últimos anos”, declarou Aécio Neves.

O presidente do PSDB reuniu hoje, no ABC Paulista, prefeitos, vereadores e lideranças tucanas. O encontro com a participação de mais de 1.500 pessoas contou também com o senador Aloysio Nunes, o presidente do diretório paulista, deputado federal Duarte Nogueira, Alberto Goldman, um dos vice-presidentes do PSDB, o secretário-geral, deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, e o presidente do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força.

O senador Aécio Neves disse ainda que a manobra do PT de incluir outros temas de investigação não relacionados com as denúncias na Petrobras é vergonhosa e representa uma violência ao funcionamento do Legislativo.  Para o tucano, o governo não quer investigação alguma.

“Se prevalecer a decisão do presidente Renan, ao meu ver equivocada, daqui por diante, seja nesse ou em outros governos, jamais haverá uma CPI, pela simples razão de que no momento em que a minoria conseguir as assinaturas necessárias basta a maioria governista introduzir 10 ou 20 outros temas e, como na formação da CPI o governo tem maioria, busca-se investigar esse outros temas”, disse.

Aécio adiantou aos jornalistas que, na próxima segunda-feira, a oposição irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para assegurar o direito de instalar a comissão.

“Há jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que diz que, alcançadas as assinaturas necessárias e havendo fato determinado, cabe ao presidente do Senado e do Congresso simplesmente instalar a CPI e solicitar aos partidos que indiquem seus membros. Ele não tem que fazer nenhum tipo de avaliação. Há uma jurisprudência do ministro Celso de Melo nesta direção. E é por isso que o Supremo vai fazer valer a Constituição”, afirmou Aécio Neves.