Aécio defende políticas públicas para fortalecer setor da economia criativa

O senador ressaltou que são empresas e profissionais essenciais para ampliar a geração de renda e emprego no Brasil e que empreendem hoje sem o necessário apoio governamental

Foto : George Gianni

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu, nesta sexta-feira (08/07), em seminário do partido, em São Paulo, políticas públicas voltadas para alavancar o setor da chamada economia criativa, que abrange profissionais das áreas de tecnologia e inovação, cultura, mídias, turismo e moda. O setor responde hoje por 2,7% do PIB brasileiro.

Na abertura do seminário “Repensando as cidades – Economia criativa como estratégia de crescimento”, organizado pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), em São Paulo, Aécio ressaltou que são empresas e profissionais essenciais para ampliar a geração de renda e emprego no Brasil e que empreendem hoje sem o necessário apoio governamental.

“A economia criativa já é responsável, no Brasil, – e trouxemos esse tema já na campanha eleitoral – por algo em torno de 3% do PIB. Gera em torno de 900 mil a um milhão de empregos diretos, sem que haja hoje ainda políticas públicas sólidas que estimulem o setor nas suas mais variadas manifestações e vertentes”, ressaltou o senador Aécio Neves.

O seminário reuniu profissionais, empreendedores, especialistas do setor e gestores municipais. Participaram da abertura o governador Geraldo Alckmin; o presidente do ITV, senador José Aníbal, o líder tucano na Câmara dos Deputados, deputado Antonio Imbassahy, e outras lideranças.

Em sua participação, Aécio Neves afirmou que é preciso ampliar o acesso dos profissionais do setor a linhas de financiamento, desburocratizar a legislação tributária e a inclusão da economia criativa no currículo escolar para mostrar aos jovens que a atividade é um importante instrumento de desenvolvimento econômico.


Olhos no futuro

“Existe um conjunto de iniciativas que, organizadas, poderiam estar se incluindo, fazendo parte dessa renovação permanente de propostas e do programa do PSDB, inclusive como sugestões a serem apresentadas pelos nossos candidatos nas suas cidades, nos seus debates. O desafio de um partido político, num país complexo e em mudanças permanentes como o Brasil, é esse: reinventar-se. E o PSDB tem buscado fazer isso. Com olhos no futuro”, ressaltou.

Aécio destacou o trabalho feito pelo presidente do ITV na promoção de debates e na formulação de ideais para renovação do partido.

“O Brasil mudou, o mundo mudou e é natural que o partido se atualize permanentemente. E é o que o ITV vem fazendo. São inúmeros os seminários que o PSDB tem realizado em todas as regiões do Brasil, em um grande número de estados. Ou com temas específicos ou temas gerais, e isso tem sido para nossa militância e em especial para nossos candidatos a prefeito nessas eleições, um norteador, um caminho novo”, afirmou.

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