Aécio cobra posicionamento da presidente Dilma sobre acusações que envolvem o líder do governo e subordinados ao Planalto

“O que nós estamos vendo são os tentáculos de uma organização criminosa que se estabeleceu no seio do Estado brasileiro para garantir a continuidade de um projeto de poder e, a partir daí, para enriquecer alguns de seus condutores”, diz Aécio

Foto : George Gianni

Após reunião da Comissão Executiva Nacional do PSDB, nesta quinta-feira (26/11) em Brasília, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, cobrou da presidente da República, Dilma Rousseff, um pronunciamento oficial em razão da prisão do líder do governo, senador Delcídio Amaral, ocorrida ontem.

Aécio considerou inaceitável o silêncio da presidente diante da gravidade dos crimes que envolvem os ex-diretores da Petrobras nomeados pelo governo, dirigentes do PT e agora o líder do governo no Senado. Delcídio Amaral foi preso depois que gravações mostraram sua participação num plano de fuga do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, preso pela Operação Lava Jato.

“É incrível que a presidente da República não se manifeste, como se não tivesse absolutamente nada a ver com isso. Como se os delatores presos, réus confessos e já condenados, como o caso do Cerveró, não tivessem sido indicados pelo seu governo, não tivessem sido colocado por ela numa diretoria da BR Distribuidora quando saiu da diretoria da Petrobras. É um acinte à inteligência dos brasileiros. O governo precisa se manifestar”, destacou Aécio Neves.

O presidente nacional do PSDB criticou ainda a nota divulgada ontem, pelo Partido dos Trabalhadores, em que o comando do PT manifestou estar desobrigado de dar explicações sobre a prisão de um senador do partido e líder do governo no Parlamento.

“O que nós assistimos ontem, numa nota divulgada pelo PT, é talvez um dos mais sórdidos documentos. Demonstra a falta de coragem de um partido político, que, ao invés de assumir a sua gravíssima responsabilidade em relação a tudo o que vem ocorrendo no Brasil – até para que haja na cabeça das pessoas um sentimento de que há perspectivas de melhorar –, o PT é o primeiro a virar as costas para o seu líder e considera-se descompromissado de defender aquilo que ele próprio criou”, acrescentou Aécio.

Núcleo da organização

O senador frisou que o país não estaria vivendo um momento tão dramático se não existe um núcleo de sustentação para a organização criminosa que se apoderou do Estado brasileiro.

“Não se pode perder a clareza de que nada disso estaria acontecendo, nenhuma dessas prisões estariam ocorrendo e essas denúncias surgindo a todo o momento, se não existisse um núcleo, que pela omissão ou pela irresponsabilidade sustentou ao longo de todos esses anos essa organização que dilapidou a nossa maior empresa pública, que se apoderou do Estado brasileiro como jamais havia ocorrido em toda a nossa história republicana”, ressaltou.

Aécio completou destacando a importância para a sociedade da independência e da solidez das instituições brasileiras.

“O que vai nos tirar dessa crise é a solidez das nossas instituições. Elas precisam estar protegidas, valorizadas. O PSDB se coloca ao lado da Justiça brasileira, ao lado do Ministério Público, ao lado da Polícia Federal, e ao lado do Congresso Nacional, na defesa da democracia e do retorno da ética como instrumento de ação política”, disse o senador.