Site inglês ‘Apolitical’ destaca Fica Vivo! como uma das melhores iniciativas da América Latina no controle de homicídios

O Fica Vivo!, uma das ações mais bem-sucedidas do país no controle de homicídios e na prevenção à violência entre jovens, é destaque, este mês de maio, em site inglês dedicado a divulgar políticas públicas bem sucedidas. O programa pioneiro desenvolvido em Minas Gerais durante o governo Aécio Neves – em parceria com Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG – é dirigido a comunidades localizadas em áreas urbanas atingidas pela alta incidência de crimes. Desde 2003, quando foi implantando, o Fica Vivo! oferece atividades e apoio a jovens de 12 a 24 anos de idade. O senador e ex-governador mineiro Aécio Neves destaca que, mesmo após a interrupção do programa por vários meses, durante a atual gestão do Estado, o Fica Vivo foi retomado e permanece produzindo bons resultados.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Esse programa que transformou a realidade de diversas comunidades, principalmente, de comunidades mais pobres de áreas urbanas, permanece como uma das ações de maior importância no Brasil para redução de homicídios entre os jovens, e claro, para prevenção da criminalidade”.

SUGESTÃO: Por meio de oficinas de esporte, cultura e comunicação, e de cursos profissionalizantes, o programa oferece apoio e orientação aos jovens dessas comunidades. De acordo com dados do governo do Estado, entre janeiro e julho do ano passado, houve redução de 30% nos assassinatos nas áreas atendidas pelo Fica Vivo!, em relação ao mesmo período de 2016.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Fico extremamente feliz de ver que essa ação feita com diversos parceiros é hoje mais uma vez reconhecida e serve de exemplo para que continuemos a lutar pela redução da criminalidade e para um futuro de maior esperança, principalmente, para jovens das periferias das grandes cidades do país.”

SUGESTÃO: As informações sobre o programa Fica Vivo estão na internet no site Apolitical. De Brasília, Shirley Loiola.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+