Senadores decidem pela manutenção da prisão de Delcídio Amaral

O Senado Federal decidiu ontem, em votação aberta no plenário, manter a ordem de prisão expedida pelo Supremo Tribunal Federal contra o líder do governo, o senador Delcídio do Amaral, do PT. Com isso, o parlamentar petista continuará preso por tempo indeterminado. A manutenção da prisão foi decidida por 59 votos favoráveis, 13 contra e 1 abstenção. Em entrevista ao jornal estado de São Paulo, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, disse que a Casa não poderia ter tomado outra decisão, senão seguir o que determina a Constituição.

Sonora do senador Aécio Neves
“Acho que a decisão no Senado Federal não poderia ser outra à luz da Constituição, mas é uma decisão que não alegra ninguém, nem a nós da oposição. E cabendo agora o Supremo Tribunal Federal definir que tipo de prisão, de cerceamento da liberdade que ele terá daqui por diante”.

Delcídio do Amaral foi preso ontem acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Em gravações obtidas pelo Ministério Público, Delcídio ofereceu R$ 50 mil reais mensais a Cerveró para que o ex-diretor não citasse o parlamentar em depoimento de delação premiada. O parlamentar petista também havia planejado uma rota de fuga para Cerveró à Espanha, pelo Paraguai. O líder do governo é o primeiro senador em exercício preso desde a Constituição de 1988. De Brasília, Shirley Loiola.

Boletim