No aniversário dos 20 anos do Plano Real, comemorado nesta terça-feira, o presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, destacou, no Plenário do Senado, que esta foi mais importante reforma estruturante ocorrida no Brasil nos anos recentes. O tucano elogiou a participação dos ex-presidentes Itamar Franco e José Sarney no esforço para a estabilização política e econômica do país, consolidadas com o Plano Real conduzido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Sonora de Aécio Neves
“O fato concreto é que a mais importante reforma estruturante ocorrida no Brasil nos anos recentes foi exatamente o Plano Real, o reencontro do Brasil com a estabilidade. Isso foi possível porque nós vivíamos em um regime democrático. Venho a esta tribuna para fazer este registro, porque foi com a coragem e competência daqueles que governavam o Brasil naquele instante que o Brasil criou as condições para implementar outras importantes reformas.”
Aécio também lamentou que as questões que pareciam resolvidas após a implementação do plano Real, como o controle da inflação e a recuperação da credibilidade do país, tenham voltado à pauta em decorrência dos equívocos cometidos pelo governo federal.
Sonora de Aécio Neves
“Infelizmente uma agenda que julgávamos ultrapassada e superada, a agenda da estabilidade da moeda e da credibilidade do País, fundamentais à retomada do crescimento em bases mais sólidas, volta a ser a agenda do nosso cotidiano. A inflação volta a atormentar a vida dos brasileiros, sempre rondando o teto da meta. O que faltou ao Brasil nesses últimos anos foi coragem política, Sr. presidente, para implementar as reformas necessárias para que o Brasil não sofresse hoje o constrangimento e nós brasileiros as consequências de sermos o País que menos cresce na nossa região”.
Boletim