Para Aécio Neves, biometria e voto impresso é um avanço e traz segurança ao sistema eleitoral

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, fez, nesta quinta-feira, a convite do desembargador Paulo Cézar Dias, presidente do TRE-MG, seu cadastramento biométrico junto ao tribunal eleitoral. Para o senador, a biometria é um avanço tecnológico que irá garantir mais segurança ao sistema eleitoral de Minas Gerais.

Sonora do senador Aécio Neves
“Atendendo convite de seu presidente e de outros membros do nosso tribunal, que estão numa cruzada extremamente meritória, que é de permitir que a biometria, mais um instrumento de segurança para as eleições, possa chegar o mais rapidamente possível a todo território mineiro. A minha presença aqui hoje, na verdade, é uma demonstração não apenas de apoio, mas, mais do que isso, de consciência, e tenho certeza que os mineiros cada dia mais compreenderão que a biometria é um instrumento a favor do aprimoramento do processo eleitoral e obviamente da sua segurança”.

Na ocasião, Aécio destacou a importância da derrubada pelo Congresso Nacional do veto ao voto impresso para conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral.

Sonora do senador Aécio Neves
“É uma sinalização cada vez maior que o eleitor brasileiro, o cidadão brasileiro, pode ter tranquilidade e confiança em seu sistema eleitoral. Da mesma forma que ao longo das últimas décadas nós viemos avançando o Brasil agora se alia a outras democracias do mundo que utilizam o voto eletrônico, mas que têm também a precaução de permitir que o voto impresso seja uma alternativa ou uma possibilidade eventual, em circunstâncias específicas, e não reste qualquer dúvida em relação ao pleito, seja ele municipal, regional e mesmo nacional.”

Segundo o projeto, esse comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta. A regra entrará em vigor nas eleições de 2018. De Brasília, Shirley Loiola.

Boletim