Com apoio de Aécio, Contagem terá 350 milhões em investimentos de saneamento e mobilidade urbana

SUGESTÃO:
Já são 162 cidades mineiras em situação de emergência por causa do surto da febre amarela que atinge o Estado. De dezembro até agora, 25 pessoas já foram a óbito devido à doença. Mas, esse número pode ser maior. Pelo menos mais cinco mortes estão sendo investigadas. Por conta desta grave crise de saúde pública, o senador Aécio Neves (PSDB) se reuniu, nessa segunda-feira (29/01), com o presidente da República, Michel Temer, para pedir uma ação mais efetiva do Ministério da Saúde em Minas Gerais.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Tive uma longa conversa hoje com o presidente Michel Temer em primeiro lugar para alertá-lo para a gravidade do surto de febre amarela que vem atingindo inúmeros municípios em Minas Gerais. Solicitei que ele comunicasse rapidamente com o ministro da Saúde para intensificar as ações junto a esses municípios.”

SUGESTÃO:
Em entrevista, Aécio disse que durante a reunião com Temer destacou a importância do apoio direto do governo federal por conta da fragilidade financeira em que a maioria dos municípios mineiros se encontra.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Esta crise tão grave, talvez até possa ser a maior do que a que vivemos há um ano, encontra os municípios em uma situação de ainda maior dificuldade porque o governo do Estado vem retendo sucessivamente receitas devidas a esses municípios. Da saúde são mais de R$ 2,5 bilhões, segundo a Associação Mineira de Municípios. Recursos do IPVA, recursos do ICMS, recursos do transporte escolar, o que está levando inclusive muitos municípios a não iniciarem as aulas agora ou iniciarem sem oferecer transporte para os estudantes da zona rural. Portanto, a situação dos municípios é dramática, e ainda com esse gravíssimo problema do surto da febre amarela.”

SUGESTÃO:
De acordo com o último informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado no dia 23 de janeiro, foram confirmados 47 casos de febre amarela e 25 mortes em Minas.
De Brasília, Shirley Loiola.