CCJ vota relatório de Aécio em apoio à inclusão de novos municípios de MG na área da Sudene

SUGESTÃO:
A Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania do Senado começa a analisar, nesta quarta-feira (21/02), o relatório do projeto de Lei 148/2017, que inclui 81 municípios de Minas e Espírito Santo na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O senador Aécio Neves (PSDB) é o relator da matéria e já adiantou que seu parecer será favorável à inclusão de novos municípios na área da autarquia. Aécio afirma que a medida pode gerar mais empregos e renda para estes municípios que passam por dificuldades.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Estarei relatando agora em fevereiro um projeto de extrema importância para algumas regiões de Minas, em especial, para o Vale do Rio Doce. Trata-se da inclusão dessas regiões na área da Sudene para que elas possam ter um tratamento fiscal diferenciado, o que possibilitará a atração de novos investimentos, e claro, de empregos.”

SUGESTÃO:
Os municípios das regiões dos Vales do Mucuri e do Rio Doce aguardam com expectativa a votação final. Isto porque estas cidades também localizadas no semiárido já enfrentam graves condições sociais e atravessam dificuldades financeiras desde o ano passado. A inclusão na Sudene é a esperança desses municípios de terem acesso a programas e linhas de crédito de incentivo à atração de empresas para a região. Aécio destaca a importância da mobilização da população e de lideranças da região em apoio à aprovação da proposta.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Eu, quando presidente da Câmara dos Deputados conduzi a inclusão dos municípios do Vale do Mucuri nos benefícios da Sudene. Agora são os municípios do Rio Doce. É preciso que haja uma mobilização muito grande de todas as lideranças da região e de toda a população para que nós possamos ter uma nova leva, um novo conjunto de municípios podendo se beneficiar desses estímulos fiscais.”

SUGESTÃO:
Em Minas, o órgão atende a 161 municípios e 26 no Espírito Santo. Cabe à Sudene promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste e fomentar a integração competitiva da região nos mercados nacional e internacional. Após votação na CCJ, o projeto passará pelas comissões de Assuntos Econômicos, de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Em seguida, irá à votação no plenário.
De Brasília, Shirley Loiola.