Aécio questiona Dilma por crimes fiscais, recessão e desemprego de brasileiros

REPÓRTER:

Desde a manhã desta segunda-feira, o Senado interroga a presidente afastada, Dilma Rousseff, finalizando uma das últimas etapas do julgamento do impeachment. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, foi o 11º parlamentar a questionar a petista. O tucano lembrou momentos dos debates nas eleições de 2014, e afirmações feitas pela presidente a respeito do momento da economia e a perspectiva para os anos seguintes. Aécio apontou que as previsões não se concretizaram e que os crimes, pelos quais Dilma está sendo agora julgada, levaram o país a uma grave crise econômica e social. Em seu questionamento, Aécio perguntou se a presidente afastada não se sente responsável pela atual recessão no país e pelos 12 milhões de desempregados.

SONORA DO SENADOR AÉCIO NEVES

“Em que dimensão Vossa Excelência e seu governo se sentem sinceramente responsáveis por essa recessão, pelos 12 milhões de desempregados no Brasil, por 60 milhões de brasileiros com suas contas atrasadas e uma perda média de 5% da renda dos trabalhadores brasileiros?”

REPÓRTER:

Na introdução da sua pergunta, Aécio respondeu à fala da presidente afastada, em que ela, em pronunciamento, essa manhã, responsabilizou o PSDB pelas dificuldades em exercer seu segundo mandato. Dilma foi eleita no segundo turno contra Aécio na disputa mais acirrada desde a redemocratização. Aécio respondeu à presidente afastada dizendo que ele perdeu as eleições falando a verdade aos eleitores.

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES

“Em primeiro lugar, quero dizer, Sra. presidente, que não é desonra alguma perder eleições, sobretudo quando se defende ideias e se cumpre a lei. Não diria o mesmo de quando se vence as eleições faltando com a verdade e cometendo ilegalidades. V. Exa. aponta para o partido que eu presido ao culpá-lo pela ação iniciada no TSE, mas esquece de dizer ao país que foi o Pleno daquele tribunal, a mais alta Corte eleitoral do Brasil que, por maioria dos seus membros, abriu uma ação investigativa em relação às contas de campanha de V.Exa. por encontrar ali, segundo perícias mais atuais, inúmeras ilegalidades.”

REPÓRTER:

Em entrevista no intervalo da sessão, um pouco antes do seu questionamento, Aécio avaliou a fala inicial de Dilma como um discurso político. Ele acredita que o discurso da petista não terá impacto algum nos votos dos parlamentares. Após o interrogatório da presidente afastada, tanto a acusação quanto a defesa terão tempo para falar e só, então, acontecerá a votação. A previsão é que aconteça entre terça e quarta-feira.

De Brasília, Shirley Loiola.