Aécio Neves: “Usa-se o rolo compressor para impedir o exercício da democracia no parlamento”

Sob protestos da oposição, a Comissão de Constituição, Justiça, do Senado, aprovou, em votação simbólica, a proposta que inclui outros temas no âmbito de investigação da CPI da Petrobras. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que não há, da parte do governo, a intenção de investigar a estatal. Aécio comparou a decisão da CCJ a um “AI-5” do Congresso. O ato institucional, baixado pela ditadura militar que permitia a cassação de mandatos parlamentares. Para ele, a manobra da base governista vai contra a democracia do país.

 

Sonora do senador Aécio Neves

“Essa decisão da Comissão de Constituição e Justiça, se curvando ao temor do Palácio do Planalto em relação às investigações da Petrobras, é um ato que se assemelha àqueles de maior violência que já sofreu o Congresso Nacional, mesmo no regime ditatorial. Com essa decisão, está sepultado definitivamente o instituto das comissões parlamentares de inquérito. Esse é um momento vergonhoso para o Congresso Nacional. Usa-se o rolo compressor para impedir o exercício da democracia no Parlamento.”

A decisão da CCJ deve ser analisada ainda pelo plenário do Senado. A oposição agora aguarda uma decisão favorável do STF sobre o recurso protocolado na terça para instalar a CPI exclusiva da estatal.

 

Boletim

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+