Aécio Neves revolucionou a saúde em Minas Gerais

Investimento e planejamento colocaram a saúde mineira em posição de destaque no país, nos últimos doze anos. Segundo o Índice de Desempenho do SUS, do governo federal, os investimentos do governo do Estado foram fundamentais para melhorar o atendimento e levaram Minas a ter a melhor saúde da região Sudeste. A quarta melhor saúde do país. Segundo o professor e consultor em saúde pública, Eugênio Vilaça, Minas inovou com a criação das redes de atenção à saúde básica com foco nas mães e nas crianças.

 

Sonora de Eugênio Vilaça 

“Um Estado voltado para resultados para a sociedade. Essa foi a base do projeto de saúde do governo Aécio Neves. Uma concepção muito inovadora no Brasil e na América Latina, que foi uma proposta de organizar o SUS sob a forma de redes de atenção à saúde. Proposta que recentemente foi incorporada nacionalmente. Definiram-se algumas redes prioritárias. A rede de atenção à mulher e à criança, que é a Rede Viva Vida; rede de atenção às Urgências e Emergências; a Rede Hiperdia com o foco nas doenças crônicas, cardiovasculares, renal e diabetes; e a rede Mais Vida voltada para as pessoas idosas.”

 

Para construir as Redes de Atenção, o mapa da saúde mineira foi redesenhado dividindo Minas em treze macrorregiões para garantir uma distribuição mais racional de hospitais e centros de especialidades. Eugênio Vilaça lembra que o modelo mineiro foi adotado nacionalmente.

 

Sonora de Eugênio Vilaça 

“O grande mérito do governo foi entender que você não pode organizar a saúde fragmentada. Hospital para um lado, atenção primária para outro, centro de especialidade para outro. Aí que entra a ideia da rede, revolucionária. Você organiza o sistema como um todo. E o governo então organizou a atenção primária em casa município, organizou centros de especialidade em cada microrregião, através do ProHosp fez uma melhoria significativa dos hospitais de média complexidade em cada microrregião; os hospitais de alta complexidade em cada macrorregião. E isso está tudo junto, isso é único na experiência brasileira.

 

Boletim

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+