Aécio Neves repudia manobra do governo federal por mudanças da Lei de Diretrizes Orçamentárias

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, voltou à tribuna nesta quarta-feira para protestar contra o fechamento das galerias do Congresso Nacional para a população e denunciar o decreto da presidente Dilma que condiciona a liberação de verbas para os deputados à aprovação de uma anistia fiscal para o governo. Aécio disse que as galerias do Congresso estão vazias, mas os brasileiros estão atentos.

Sonora de Aécio Neves

Vivemos hoje, infelizmente, no Congresso Nacional, mais uma triste tarde. Triste, em grande parte pelo tema que aqui hoje nos reúne. Na verdade busca-se dar, à presidente da República, a anistia pelo crime de responsabilidade por ela já cometido. Mas, se faz ainda mais triste. Porque debatemos um tema de enorme importância para a sociedade brasileira vendo as galerias dessa Casa fechadas à população brasileira. Da mesma forma que aqui hoje estão vazios os assentos nas galerias, mais atentos do que nunca estão os cidadãos fora dessa Casa, atentos àquilo que aqui hoje ocorre”, disse Aécio.

O senador fez duras críticas também à negociação mantida entre o governo do PT e os deputados da base para maquiar o estouro ocorrido no limite de gastos públicos.

Sonora de Aécio Neves

Não foi a verdade, não foi a sinceridade que venceu essas eleições. Hoje, a presidente da República, repito, coloca de cócoras o Congresso Nacional, ao estabelecer que cada parlamentar aqui tem um preço. Os senhores que votarem a favor desta mudança, valem 748 mil reais. Esta é uma violência jamais vista nesta Casa. Estarei aqui vigilante, atento ao cumprimento da Constituição, atento ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nada absolutamente nada justifica esta violência que se faz hoje com o Congresso Nacional e os efeitos serão dramáticos para os cidadãos brasileiros, menos investimentos, menos empregos e talvez mais cargos para os senhores da base aliada. É triste, é triste o dia de hoje. Isso envergonha o Congresso Nacional.

Boletim