Em convenção municipal do PSDB, nesta quinta-feira, na capital de Minas Gerais, a legenda confirmou a candidatura do deputado estadual João Leite à Prefeitura de Belo Horizonte. Em entrevista coletiva, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, falou sobre a principal mudança nas regras das eleições deste ano, que é a proibição de que empresas façam doações aos candidatos. O ex-governador mineiro ressaltou que os candidatos e partidos políticos irão aprender a fazer um novo estilo de campanha com esta novidade.
Sonora do senador Aécio Neves
“É preciso que todos os candidatos saibam que essa é uma eleição absolutamente diferente de todas as outras. No que diz respeito a financiamento de campanha, serão campanhas franciscanas, onde a sola de sapato e o conteúdo dos candidatos terão um valor, um peso muito mais relevante do que outros pesos que nós tínhamos em outras campanhas. Portanto, é uma inovação, nós vamos aprender com essa campanha.”
Outras alterações são a duração da campanha, que ficou menor, e a propaganda de TV, que ganha mais inserções ao longo da programação e reduz o tamanho dos blocos do horário eleitoral gratuito. Esta também será a primeira campanha sem o uso de cavaletes, bonecos e faixas nas vias públicas, que estão proibidos. Ao salientar que João Leite é o melhor nome para gestor da capital, Aécio Neves destacou que, diante das inovações desta corrida eleitoral, aquele candidato que conhecer bem a cidade para a qual está concorrendo ao cargo de prefeito, irá ter menos dificuldades para se eleger.
Sonora do senador Aécio Neves
“Por isso, nós apostamos no conteúdo do candidato, no conhecimento profundo do candidato da realidade da cidade e da sua conexão com a vida real da cidade. Eu acho que os candidatos que, de alguma forma, tenham uma relação mais artificial com a realidade, com o dia-a-dia da cidade, esses candidatos terão maiores dificuldades nessa eleição.”
Na capital mineira, o partido já fechou alianças com o PP e DEM. Há expectativa que PTB e PPS também apoiem João Leite. O ex-governador Alberto Pinto Coelho coordenará a campanha. O evento também contou com as presenças do presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, do presidente da legenda em BH, Reinaldo Alves Costa, e do ex-governador mineiro, senador Antonio Anastasia.
De Brasília, Shirley Loiola.
Boletim