O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, lamentou o falecimento do ex-governador de Minas Gerais Hélio Garcia. Aécio ressaltou que Hélio Garcia teve papel relevante na transição democrática do país, quando foi vice-governador de Tancredo Neves. O ex-governador elegeu-se, em 1982, vice-governador pela chapa de Tancredo Neves, na primeira eleição direta para governador durante a ditadura militar. No ano seguinte, Tancredo nomeou Garcia para acumular o cargo de vice-governador e de prefeito de Belo Horizonte, já que na época não havia eleições diretas para a prefeitura. Em 1984, Hélio assumiu como governador após a saída de Tancredo para liderar o movimento nacional pela redemocratização, Diretas Já. Em 1990, Hélio Garcia foi eleito novamente governador do Estado.
Sonora do senador Aécio Neves
“Foi ele responsável pelo cumprimento de missões estratégicas naquele instante, tendo tido depois oportunidade, por mais de uma vez, de governar Minas Gerais. Tive a oportunidade de ontem levar à sua família o nosso abraço, o nosso sentimento. E acho que seria mais do que natural e até importante que aqui ficasse, no Senado Federal e já em razão da relevância da sua carreira política, Parlamentar por inúmeros mandatos, o voto de pesar que, tenho certeza, não é apenas meu.”
O ex-governador Hélio Garcia estava com 85 anos e faleceu nessa segunda-feira, em Belo Horizonte, em decorrência de insuficiência respiratória provocada por uma grave pneumonia. Natural de Santo Antônio do Amparo, Hélio Garcia formou-se bacharel em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e começou a vida política em 1963 como deputado estadual. Garcia também foi deputado federal.
De Brasília, Shirley Loiola.
Boletim