Aécio Neves lamenta a morte de Oscar Niemeyer

O senador Aécio Neves lamentou a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida nesta quarta-feira. Em entrevista, em Brasília, Aécio Neves falou sobre a importância da obra deixada por Niemeyer a quem chamou de “um grande brasileiro”

Fala do senador Aécio Neves

“Nos deixou Oscar Niemeyer. Sem dúvida alguma, um dos mais brasileiros, não do nosso tempo, mas de todos os tempos. Niemeyer nos seus 104, quase 105, anos de idade trouxe a marca da coerência e da ousadia. E junto a essas duas marcas a de uma enorme generosidade para com o país. Na sua profissão como arquiteto, inaugurou um tempo novo para o mundo. Existirá arquitetura antes e depois de Oscar Niemeyer. Mas ele sempre foi um homem ligado, sintonizado com as questões de seu tempo e da sua gente. Jamais abdicou das suas convicções e dos seus valores.

Eu me orgulho muito de ter podido, na última fase de sua vida, ter convivido um pouco com Oscar Niemeyer e, de alguma forma, ter contribuído para que exatamente em Minas Gerais – onde ele iniciou sua caminhada ao lado de Juscelino Kubitscheck, construindo o projeto arquitetônico da Pampulha – de alguma forma se encerrasse com a construção da Cidade Administrativa. Minas Gerais se orgulha de estar no início e no final da obra de Niemeyer, dando a ela uma extraordinária moldura.

Darcy Ribeiro costumava dizer que daqui a 200 anos o mundo se lembrará de apenas três brasileiros. Um deles seria Oscar Niemeyer. Os outros dois, dizia Darcy, ele não fazia a menor ideia de quem seriam. Fica a nossa homenagem, o nosso carinho, a nossa saudade a esse grande brasileiro e um pouco mineiro, Oscar Niemeyer.”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+