O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, esteve nesta quinta-feira com o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, em Aparecida, São Paulo. Na ocasião, Aécio e Dom Damasceno conversaram sobre o resgate da ética na vida pública, maior participação dos jovens na política e reforma política.
Sonora do Aécio Neves
Vim fazer uma visita a Dom Damasceno, presidente da CNBB, mineiro, porque há hoje uma preocupação muito grande da CNBB também com a agenda política. E há uma convergência muito grande de sentimentos entre aquilo que se propõe a CNBB, que tem discutido inclusive a proposta de reforma política, com aquilo que nós achamos necessário. de estimular a participação e fortalecer os partidos políticos estão próximas daquilo que pensamos. Como disse o próprio Dom Damasceno, não são propostas acabadas. Na verdade é quase que um estímulo a que esse debate ocorra. E é natural que essas propostas tomem forma ao longo da campanha. Mas o sentido fundamental de estimular a participação popular, garantir uma sintonia maior entre o representado e os seus representantes, pregar e exercitar o Ficha Limpa, são questões que nos são convergentes.
Desde o ano passado a CNBB tem defendido uma reforma política no Brasil que promova o fortalecimento da democracia e da ética. Dom Damasceno também defendeu a reforma política como prioridade.
Sonora de Dom Damasceno
Queremos que essa reforma política seja realmente discutida e levada adiante no Congresso Nacional. Porque creio que é uma das reformas fundamentais para que outras possam ocorrer. Então queremos que os candidatos se comprometam com essa reforma, que coloquem na sua agenda a reforma política.
Boletim