Aécio Neves defende a CPMI para investigar as irregularidades da Petrobras

O senador Aécio Neves defendeu ontem a criação de uma CPMI para investigação com rigor das graves denúncias envolvendo a gestão da Petrobras. Aécio e lideres dos partidos da oposição reuniram em Brasília e querem que a presidente Dilma e os diretores da Petrobras expliquem o prejuízo financeiro da empresa e as denuncias envolvendo altos cargos da direção da estatal.

Sonora do senador Aécio Neves

Houve uma decisão tomada pela Petrobras lesiva em US$ 1,2 bilhão apenas em um negócio. Na nossa proposta de CPMI estamos elencando o caso de Pasadena como um deles, a questão da denúncia de propina paga por uma empresa holandesa a funcionários da Petrobras como segundo item. Caso das refinarias, em especial da Abreu e Lima, orçada em US$ 2,5 bilhões inicialmente e que já gastou US$ 20 bilhões sem a contrapartida acertada com a Venezuela. Queremos também ter acesso às reuniões do Conselho de Administração que aprovaram esse negócio com a Venezuela sem que o contrato definitivo estivesse assinado. Quais foram as motivações? Pessoais, ideológicas?  O que interessou à Petrobras este negócio? Quanto ela terá de aportar mais em recursos? E, por fim, também estamos também elencando a colocação em funcionamento de plataformas de petróleo sem as devidas condições de segurança, sem que estivessem efetivamente concluídas. E fazemos isso em respeito aos servidores da Petrobras.

Boletim

Sonora