Aécio Neves considera insustentáveis as explicações dadas pela defesa dos marqueteiros do PT

Em entrevista à Rádio Jovem Pan FM de São Paulo, nesta manhã, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves afirmou que são insustentáveis as explicações da defesa dos marqueteiros do PT para os US$ 7,5 milhões recebidos no exterior de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

“Um operador da Petrobras, esse senhor Zwi (Skornicki), que fazia exclusivamente a distribuição do dinheiro da propina de uma das empresas beneficiadas pela Petrobras, fazia esse dinheiro chegar a diretores da Petrobras já muito conhecidos de todos nós, gerentes da Petrobras. Fez chegar também, durante o período eleitoral, e esse é um fato que merece destaque muito grande, ao marqueteiro da campanha. Hoje, os jornais dão notícia de um depoimento da esposa do marqueteiro relacionando esses recursos a contas no exterior a serviços prestados no exterior, o que me parece não se sustentará”, afirmou.

João Santana, e sua esposa, Mônica Moura, que é sócia do marido e também trabalhou em campanhas presidenciais do PT, incluindo a da presidente Dilma Rousseff em 2014, foram presos acusados de receber US$ 7,5 milhões no exterior pagos por empresas envolvidas no pagamento de propinas ao partido.

Aécio Neves reforçou que o PSDB trabalha para que os documentos relacionados à prisão dos marqueteiros sejam anexados à ação movida pelo partido contra a chapa Dilma/Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em razão dos suspeitos indícios de uso de caixa 2 na campanha.

“Desde o início da operação Lava Jato, estamos vendo uma sucessão de indícios muitos fortes que comprometem, obviamente, o governo como um todo, mas, de forma especial, a última campanha presidencial, seja através de delações ou mesmo de depoimentos que não são delações. Mas o que ocorreu essa semana, na minha avaliação, foi o fato mais grave até aqui. Pela primeira vez temos provas documentais que vinculam a campanha da presidente Dilma à corrupção na Petrobras”, afirmou.

Manifestações do dia 13

Aécio Neves também falou sobre o apoio dos partidos de oposição às manifestações contra o governo programadas para o dia 13 de março. Na última terça-feira, PSDB, PPS, DEM, PV e Solidariedade lançaram nota convocando a sociedade a comparecer nos protestos.

“Meu velho avô Tancredo costumava dizer que a única coisa que faz tremer as estruturas do parlamento é o povo na rua. O Congresso se moverá. Há um sentimento crescente hoje na sociedade brasileira de que a continuidade da presidente Dilma no governo não é ruim para a oposição, é ruim para o país”, disse.

O senador acredita que o Brasil não conseguirá virar a página e superar a crise econômica enquanto a presidente Dilma Rousseff governar o país.

“Há na sociedade um sentimento em relação à insustentabilidade da presidente da República, inclusive de aliados, gente fora da política, que compreende que o Brasil não vai virar essa página, o Brasil não vai retomar minimamente um clima adequado ou propício ao crescimento enquanto ela tiver governando o Brasil”, afirmou Aécio Neves.

Ouça aqui a entrevista do senador.