Aécio denuncia que governo do PT quer acabar com o Fundo de Amparo ao Trabalhador

O presidente nacional do PSDB e candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, afirmou nesta segunda-feira, em São Paulo, que o projeto preparado pelo Ministério do Trabalho pretende acabar com o Fundo de Amparo ao Trabalhador, responsável pelo pagamento do seguro desemprego, do abono salarial e de programas de formação e qualificação de profissionais. A intenção do governo é criar um Sistema Único do Trabalho. Aécio alertou que com o novo sistema, os trabalhadores e empresários perderão voz nas discussões sobre políticas de trabalho e a transparência na gestão dos recursos ficará ameaçada.

Sonora de Aécio Neves

“Há um movimento do governo, uma preparação já avançada para que se acabe com o FAT. Eu fui constituinte em 1988 e foi das grandes conquistas da Constituinte a criação do FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. Com essa nova proposta do governo, da criação de um tal Sistema Único de Trabalho, ele tira a participação dos trabalhadores e até dos empresários na definição da destinação desses recursos do FAT. Portanto, é mais uma decisão autoritária do governo sem consulta ao trabalhadores brasileiros e retira uma das suas mais importantes conquistas.”

Aécio Neves adiantou que já orientou o PSDB no Congresso Nacional a defender o trabalhador e se opor a toda tentativa de acabar com o FAT. Direto de São Paulo, Shirley Loiola.

Boletim